Pelo menos 15 pessoas morreram e 35 outras ficaram feridas, esta quinta-feira, na explosão de um carro armadilhado na localidade síria de Yabla, perto da cidade de Latakia (norte), controlada pelas forças governamentais, avança a AFP.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), organização com sede no Reino Unido, diz que morreram 15 pessoas, a maior parte deles civis, alertando para a possibilidade de este número vir a subir devido ao estado de gravidade de alguns dos feridos.

A explosão aconteceu nas imediações do estádio municipal Al Baladi, onde segundo a agência de notícias oficial síria SANA os “terroristas fizeram explodir um veículo” carregado com “material explosivo de grande potência”. O OSDH — que tem elementos no terreno na Síria — acrescentou que o veículo foi detonado por um terrorista suicida.

A explosão também causou estragos avultados em casas e lojas dos arredores, no bairro de Al Imara, que costuma ter muito movimento de pessoas e de veículos, acrescentou a SANA.

Em maio, a localidade de Yabla foi sacudida por quatro explosões que mataram 45 pessoas, segundo as autoridades sírias. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que morreram nesses atentados 97 pessoas e não 45.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou os atentados de maio através da agência de notícias Amaq, vinculada ao grupo. Até ao momento nenhuma fação reivindicou a autoria do ataque desta quinta-feira. Yabla fica na região da Síria onde reside a minoria alauita.

Yabla também fica perto da base aérea de Hmeimim, usada pela aviação russa para lançar as missões de bombardeamento em território sírio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR