O interrogatório de Paulo Lalanda e Castro, foi suspenso ao fim da tarde desta quarta-feira, noticia a SIC e a RTP. O suspeito, antigo administrador da multinacional Octapharma — e antigo patrão de José Sócrates –, estava a ser ouvido desde esta manhã no Campus da Justiça, em Lisboa, depois de ter sido constituído arguido no caso “O Negativo”, que investiga a forma como a farmacêutica manteve em Portugal o monopólio da venda de plasma. O interrogatório recomeça na quinta-feira.

Depois de ser ouvido pela Polícia Judiciária, o ex-administrador da Octapharma foi presente a um juiz. No final do interrogatório, pode vir a ser-lhe aplicada uma medida de coação mais gravosa do que o termo de identidade e residência. Lalanda e Castro foi inicialmente detido na Alemanha, onde a justiça considerou que não havia fundamento para o mandado, tendo sido libertado. Pouco tempo depois, o administrador viajou para Lisboa e comunicou a sua presença ao Ministério Público.

“Paulo Lalanda e Castro quer ser ouvido no processo da denominada ‘Operação O Negativo’, tal como por si já diversas vezes requerido, de forma a poder esclarecer cabalmente todas as questões que as autoridades judiciárias portuguesas que querem ver esclarecidas”, afirmou o seu advogado num comunicado enviado à agência Lusa no momento da detenção.

No inquérito da “Operação O Negativo”, dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, investigam-se suspeitas de que Lalanda e Castro e Luis Cunha Ribeiro – ex-presidente do INEM –, terão acordado entre si que este último utilizaria as suas funções e influência para beneficiar indevidamente a Octapharma.

Em causa estão factos suscetíveis de se enquadrarem na prática de crimes de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais. No âmbito deste processo, foram igualmente constituídos arguidos um representante da Associação Portuguesa de Hemofilia e dois advogados, um deles Farinha Alves. Lalanda e Castro é ainda arguido nos processos “Operação Marquês” e “Vistos Gold”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR