A Renault vendeu 33.312 automóveis no ano passado em Portugal, um crescimento de 24,5% face a 2015, com a marca a conquistar uma quota de 12,5% no segmento de passageiros, “o melhor resultado da última década”.

A empresa informou esta quinta-feira, em comunicado, ter assegurado uma quota de 12,5% (25.861 automóveis vendidos) de mercado no segmento de passageiros, enquanto nas viaturas comerciais garantiu uma quota de 21,4% (7.451), a “melhor da sua história em Portugal”.

A quota de mercado do acumulado Renault e Dacia foi de 16,1%, o “que corresponde ao valor mais elevado desde 1991”, tendo a Dacia batido o recorde de vendas (5.789 unidades) e também de quota de mercado (2,4%).

Para 2017, a Renault prevê um “ligeiro crescimento” no mercado de veículos novos e anuncia a ambição de atingir a marca histórica de 20 anos consecutivos de liderança, assim como reafirmar o seu objetivo de ser “marca de referência e líder” no mercado de mobilidade elétrica.

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Desde a criação, em 1980, da filial Renault Portuguesa, a marca liderou o mercado nacional em 31 dos 37 anos, segundo o comunicado.

A Dacia pretende um efetivo crescimento das vendas e da quota de mercado.

Em 2017, a Renault estima que o mercado automóvel possa atingir um volume próximo do seu potencial: 260.000 unidades (passageiros e comerciais ligeiros).