Com lançamento previsto para 2019, o novo Mini totalmente eléctrico poderá vir a ser produzido não na principal fábrica da marca, em Oxford, Inglaterra, mas na Holanda, na fábrica da VDL Nedcar. A notícia é avançada pelos alemães do Automobil Produktion, com base em informações obtidas junto de “fontes bem informadas” e próximas do processo.

Em causa está a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), com o Brexit a poder resultar na imposição de taxas alfandegárias aos produtos importados do território. Algo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, tem vindo a tentar evitar, nomeadamente para o sector automóvel. Mas o facto é que nada está garantido e é forte a possibilidade de, na inexistência de um acordo específico nesse sentido, os automóveis exportados do Reino Unido para a UE estarem sujeitos a uma tarifa alfandegária de 10%, como definido pelas regras da Organização Mundial do Comércio.

Terá sido este clima de incerteza que levou o Grupo BMW a ponderar esta nova opção, ainda que, ao jornal germânico, um porta-voz do fabricante se tenha limitado a referir que a decisão ainda não está tomada, por depender de vários factores. Certo é que a unidade fabril holandesa produz já as versões de três portas, descapotável e Countryman do Mini, às quais se juntará, a partir de Março, o Countryman ALL4 e o Cooper S E, o primeiro híbrido plug-in da Mini.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR