O ex-primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kaczyński, disse esta segunda-feira que a Polónia está do lado do Reino Unido na negociação para o Brexit e que tem um pacto contra os países que decidirem castigar os britânicos pela saída da União Europeia, conta o The Telegraph.

O jornal britânico explica que o ex-primeiro-ministro e fundador do partido Lei e Justiça quer emprestar a sua voz àqueles que estão a argumentar que é preciso um novo acordo comercial por causa do Brexit. “Gostaríamos de ver assistir a um processo integrado”, disse.

Detentor de uma visão para uma “cultura contra-revolução” na Europa, Kaczyński quer fazer da Polónia um aliado-chave do Reino Unido, sustentando que representará uma ameaça para as vozes que defendem que a salvação da Europa se baseia na integração e que o Reino Unido deve ser diminuído pela decisão de sair da União Europeia.

Para Jaroslaw Kaczyński, o papel da União Europeia foi “decisivo” para que o povo britânico decidisse deixar a União Europeia. “Alguns de nós gostaríamos de ter algum tipo de parceria com o Reino Unido. Não dentro da União Europeia – porque eles não querem estar lá – mas através de uma relação próxima e amigável fora da União Europeia. A Polónia pertence à segunda categoria de vozes”, disse.

O ex-primeiro-ministro disse ainda que “oficialmente, toda a gente adora o Reino Unido e não quer que eles passem um mau bocado, mas algumas pessoas realmente querem tornar isto o mais difícil possível para o Reino Unido”, lê-se no The Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR