Um sismo de magnitude 6.5 na escala de Richter abalou esta sexta-feira o sul das Filipinas. Há prédios danificados, outros sem energia e pessoas a fugirem, mas não há para já registo de vítimas.

O epicentro foi na província de Surigao del Norte, a 14 quilómetros da cidade de Surigao e com hipocentro a 11 quilómetros de profundidade. Tanto o Instituto de Sismologia e Vulcanologia das Filipinas como o Serviço Geológico dos Estados Unidos dizem que o sismo não representa um risco. Têm sido registadas réplicas mas não foi lançado nenhum alerta de tsunami.

Rayner Neil Elopre, um guarda-costa filipino, descreveu à ABC News um cenário de “confusão”, com crianças a chorar pela rua e muita agitação nas ruas. “O tremor foi tão forte que mal conseguia ficar de pé”, contou ele. Entretanto, as autoridades pediram à população que se refugiassem no edifício de uma escola secundária numa parte mais alta da cidade.

As Filipinas ficam mesmo por cima do Anel de Fogo, uma área de falhas no Oceano Pacífico onde há muita atividade vulcânica e grande agitação sísmica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR