Impostos

Estudo. Quatro em cada 10 gregos vê evasão fiscal como “legítima defesa”

Quatro em cada dez gregos veem a evasão fiscal como "defesa legítima contra os impostos elevados" e um em cada 10 foge ao fisco quando pode, concluiu o centro de estudos grego Dianeosis.

Autor
  • Agência Lusa

Quatro em cada dez gregos veem a evasão fiscal como “defesa legítima contra os impostos elevados” e um em cada 10 foge ao fisco quando pode, concluiu hoje o centro de estudos grego Dianeosis.

De acordo com o estudo do Dianeosis, citado pela agência de notícias espanhola Efe, os gregos que fogem ao fisco quando têm oportunidade alegam, na sua resposta, que são muitos os que o fazem, justificando assim o seu comportamento.

Nesse sentido, 71,1% dos entrevistados consideram que a fraude fiscal na Grécia “não pode ser erradicada”.

O estudo mostra também que desceu fortemente o número de gregos que prefere ter “impostos mais altos em troca de um estado social forte” face ao anterior relatório do Dianeosis, de abril de 2015. Agora são 31,9% que o defendem, quando há quase dois anos eram 49,7%.

Em consequência, a percentagem dos que acreditam que “tem de haver impostos baixos, inclusivamente se há menos atenção pública”, aumentou para 54,5% face aos 39,2% em abril de 2015.

Por fim, seis em cada dez gregos pensam que se deve reduzir o peso do setor público, a mesma proporção que crê que o Estado intervém “demasiado” na economia e não permite ao setor privado “gerar riqueza e postos de trabalho”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Orçamento do Estado

Tributação com sal q.b.

Susana Claro
137

Quando se atingem níveis de tributação em que os impostos indiretos são responsáveis por metade do preço de venda dos produtos, há que indagar se não estará na altura de decidir que Estado queremos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site