No dia em que será votada a convocação de um novo referendo sobre a independência no Parlamento escocês, o jornal Daily Mail escolheu para capa uma fotografia de Theresa May e da primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, sentadas lado a lado. Até aqui tudo bem. O problema é o trocadilho da manchete.

Com o título “Never mind Brexit, who won legs-it!”, a manchete desta terça-feira do jornal britânico faz uma referência direta às pernas (“legs”) das duas primeiras-ministras, que surgem em grande destaque na fotografia. A má escolha causou polémica, com muitos a acusarem o Daily Mail de ter escolhido um título ofensivo e sexista. Nas redes sociais, as reações têm-se seguido umas atrás das outras, com vários deputados britânicos a insurgirem-se contra o jornal.

Yvette Cooper, do Partido Trabalhista britânico, uma das primeiras a reagir à capa, escreveu no Twitter: “Estamos em 2017. As decisões de duas mulheres vão determinar se o Reino Unido vai continuar a existir. E a primeira página das notícias mostra os seus membros inferiores”. O antigo diretor de comunicação de Tony Blair, Alastair Campbell, apelou a que rasgassem a edição desta terça-feira do Daily Mail, enquanto Ed Milibandtweeted, ex-líder dos trabalhistas, deu a entender que o título escolhido pelo jornal era uma coisa dos anos 50.

Jeremy Corbyn também comentou a capa, escrevendo no Twitter que o “sexismo devia ser uma coisa da História” e que o jornal devia “ter vergonha”. Jane Bradley, jornalista do BuzzFeed, disse que “isto é o que acontece quando deixam aquele tio bêbedo e pervertido” editar um jornal. A jornalista da BBC Emma Barnet escreveu: “Última hora: duas mulheres têm quatro pernas entre elas. Esqueçam os seus cérebros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outros, mais criativos, decidiram duplicar as pernas de Theresa May ou trocar a imagem das duas primeiras-ministras por um grupo de políticos britânicos.