Em declarações à SIC, e quando as violentas imagens circulavam já um pouco por toda a parte, Marco Gonçalves garantiria: “Lembro-me de agarrar o árbitro, não me lembro mesmo de o ter agredido…”. Mas agrediu.

O agora ex-avançado do Canelas 2010 (Marco foi ontem mesmo dispensado do clube de Vila Nova de Gaia) seria expulso pelo árbitro José Rodrigues logo aos dois minutos do jogo com o Rio Tinto, a contar para Divisão Elite da Associação de Futebol do Porto, agredindo-o depois com uma joelhada no rosto. José Rodrigues fraturou a cana do nariz e deverá ser submetido a uma cirurgia. Marco foi identificado pela polícia logo no estádio de Rio Tinto e será na manhã desta segunda-feira presente a um juiz.

Canelas 2010. A vida (difícil) depois do boicote

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A violência e o clima de intimidação (antes somente contra adversários e agora estendendo-se também a árbitros) nos jogos do Canelas 2010 não são propriamente uma surpresa: no ano passado 12 clubes da Associação de Futebol do Porto decidiram faltar a todos os jogos diante da equipa onde atuam vários elementos da claque portista Super Dragões, incluindo o líder desta, Fernando “Macaco” Madureira.

Mas, segundo noticia o Jornal de Notícias, a situação não é exclusiva do Canelas 2010 — e menos ainda da Associação de Futebol do Porto. Ao todo, e contabilizando somente a presente temporada, um total de 43 árbitros (seja o principal ou os assistentes deste) foi agredido durante um jogo de futebol. Os números são da APAF, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. A maior parte das agressões ocorreu em Lisboa, mas a verdade é que a violência se alastrou a outros 12 distritos, seguindo-se Braga, Coimbra e Aveiro neste “mapa negro”.

Existem pais hooligans no desporto jovem? Muitos…

Ainda segundo a APAF, a maioria das agressões não ocorre no futebol sénior — como disso foi caso a agressão deste domingo em Rio Tinto — mas sim no futebol de formação. Sobretudo o distrital. E sendo de formação, muitos dos árbitros vítimas de violência no relvado são também eles menores de idade.

Ao todo, mais de 60 participações foram feitas às autoridades policiais esta temporada. E contabilizam-se ainda quase uma dezena de incidentes de vandalismo contra os carros dos árbitros.