Se faz parte daquele grupo de pessoas que pensa que agendar o despertador para tocar de 10 em 10 minutos o vai ajudar a acordar melhor e de forma progressiva, desengane-se. Novos estudos vieram reafirmar que, deste modo, o sono vai ser a sua sombra durante o resto do dia.

Segundo vários especialistas, estar constantemente a acordar e a adormecer com vários despertadores não é benéfico. Na verdade, a única coisa que está a fazer é deixar o seu cérebro confuso. Essa confusão entre o despertar e adormecer leva a que a ‘inércia do sono‘, como é conhecida, fique completamente alterada.

Quer acordar fresco pela manhã? Saiba as horas exactas em que tem que ir dormir com esta calculadora

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para explicar este mecanismo, a ASAP Science divulgou um vídeo intitulado de ‘Should You Use The SNOOZE Button?’ [Deveremos carregar no botão de ‘silenciar’?]. No vídeo podemos ver uma espécie de despertador interno que, aos poucos, se está a preparar para despertar do seu ciclo de sono. Quando colocamos despertadores externos, já estamos a obrigar o nosso despertador natural a acordar antecipadamente. Quando adiamos e adiamos esse mesmo despertador, estamos a dizer ao nosso corpo que podemos iniciar um novo ciclo de sono. Mas ele não será concluído.

Tal como explica o El Español, o botão ‘silenciar’ acaba por se tornar num círculo vicioso. De cada vez que o despertador toca e volta a tocar, a sensação de sono e cansaço aumenta em vez de diminuir. Tal como o vídeo explica, as consequências deste mau hábito são: sonolência persistente durante todo o dia; falta de eficiência nas tarefas desempenhadas e dificuldade de concentração.

Para que se levante com energia, há que criar uma rotina de sono. Por exemplo, ir para a cama sempre à mesma hora e levantar-se à mesma hora, com apenas um alarme. Esta rotina deve ser levada a cabo até mesmo no fim de semana, para que o corpo se habitue. Outros truques podem também ajudar, tal como deixar as persianas entreabertas.