A Coreia do Norte poderá estar a preparar um novo teste nuclear. É isso que dão a perceber as novas imagens de satélite divulgadas pelo portal especializado 38 North, na quarta-feira. O El País, replicando a informação divulgada pelo portal especializado 38 North, escreve, sem hesitações, que Pyongyang está “a postos e pronto” para levar a cabo um novo teste.

Em causa estão fotografias aéreas da base norte-coreana de testes nucleares de Punggye-ri, situada a 370 quilómetros de Pyongyang e a menos de 100 quilómetros da fronteira com a China. É nesta base que a Coreia do Norte tem levado a cabo todas as detonações nos últimos tempos.

Também esta quinta-feira, o primeiro-ministro japonês afirmou que a Coreia do Norte pode ter capacidade para lançar mísseis com gás sarin. “Há uma possibilidade de a Coreia do Norte já ser capaz de disparar mísseis com ogivas de sarin”, disse Shinzo Abe, numa comissão parlamentar sobre segurança nacional e diplomacia, citado pela imprensa japonesa.

Estas suspeitas de novo teste nuclear chegam depois de Donald Trump ter dito, esta terça-feira, que “a Coreia do Norte está à procura de problemas” e que “seria ótimo” se a China se aliasse aos Estados Unidos da América. Caso isso não aconteça, “resolveremos o problema sem ela”, afirmou na sua conta do Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trump reage às ameaças da Coreia do Norte: “Estão à procura de problemas”

Antes disso, também no início desta semana, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano já tinha dito que seriam tomadas “as medidas mais duras contra os provocadores para nos defender com a poderosa força das armas”. Declarações que chegaram depois de o Pentágono ter enviado um porta-aviões norte-americano de propulsão nuclear para a península coreana.

“Se os Estados Unidos se atreverem a optar por uma ação militar, ao clamar por um ‘ataque preventivo’ ou por ‘destruir o nosso quartel-general’”, a Coreia do Norte “está pronta para reagir perante qualquer forma de guerra” por Washington, disse a agência de notícias norte-coreana, KCNA.