A Austrália vai dificultar o processo de naturalização para novos candidatos. Em causa está uma reforma da política migratória. Em breve, novos imigrantes que pretendam alcançar a naturalização terão que passar em testes de inglês mais complicados e demonstrar respeito pelos “valores australianos”, explica o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull: “Respeito por mulheres e crianças. Esse é um valor-chave”.

O governante reforça também o apoio da liberdade religiosa e da igualdade de género. Ao nível formal, são exigidos quatro anos de residência efetiva no país (até agora era apenas necessário viver um ano no país). Estas medidas são anunciadas dois dias depois do governo australiano ter anunciado novos requisitos para a atribuição de vistos a trabalhadores estrangeiros, como avançou a BBC.

Turnbull utilizou a sua conta oficial do Facebook para anunciar, através de um vídeo, a abolição de 457 vistos de trabalho, uma medida que visa colocar “os australianos primeiro”.

457 Visas

Hear it here first – we're putting jobs first and we’re putting Australians first by abolishing 457 visas. Watch the clip below to find out what these reforms mean.

Posted by Malcolm Turnbull on Monday, April 17, 2017

Quais são os critérios de “integração”?

Ser residente por quatro anos não basta. É necessário dar provas de envolvimento na comunidade em que se pretende inserir, seja através da inscrição em instituições de ensino ou comprovativos de trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os “valores australianos” dizem sobretudo respeito às mulheres e às crianças – questões como o casamento infantil forçado e a mutilação genital feminina serão tópicos “fundamentais” do processo de avaliação, diz Turnbull.

Contra estas medidas está o Partido Trabalhista, na voz da senadora Penny Wong.

Parece-me um pouco estranho perguntar às pessoas se vão obedecer à lei quando elas já fizeram um juramento para obedecer à lei.”