Um quinto dos imóveis públicos ou geridos em parceria com entidades privadas está devoluto ou sem ocupantes, refere o Diário de Notícias, que cita dados divulgados pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, relativos a 2016. Isto significa que dos 23.679 edifícios registados no Sistema de Informação dos Imóveis do Estado, há 4.500 que estão nesta situação.

O número abrange não só os imóveis públicos, mas também os que são de propriedade mista (que são geridos em parceria com entidades privadas) e os que não têm propriedade definida. No total, há 1.644 que estão desocupados ou devoluto. Os que não têm ocupantes ascendem aos 2.852, e 64 estão ocupados apenas parcialmente.

De acordo com o jornal, o número de edifícios registados no Sistema de Informação dos Imóveis do Estado é inferior ao do ano passado. “O decréscimo de registos no Sistema de Informação de Imóveis do Estado deve-se essencialmente ao abate dos imóveis, principalmente por motivo de venda ou restituição aos proprietários”, explica o relatório das Finanças, citado pelo Diário de Notícias.

No ano passado, as vendas do património renderam ao Estado 108,2 milhões de euros, num aumento de 10% face a 2015. Esta foi a primeira vez que foram ultrapassados os valores anteriores à crise. A maioria dos imóveis foi comprada por investidores privados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR