O consumo de eletricidade caiu 6,6% em abril face ao mês homólogo do ano anterior, para 3.717 GWh, devido fundamentalmente aos efeitos da Páscoa e da temperatura, que esteve muito acima dos valores normais para este mês.

De acordo com dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, com a correção do impacto da temperatura e do número de dias úteis (que influencia o consumo já que a indústria é a grande consumidora), a queda do consumo em abril reduziu-se para 1,6%, face ao mesmo mês do ano passado. No final de abril, o consumo acumulado recua 1,4% – para 16.702 GWh – face ao período homólogo e 0,2% com a correção de temperatura e dias úteis.

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis abasteceu em abril 44% do consumo nacional, o que resultou em parte da reduzida produtibilidade hidroelétrica, justificada pelo regime seco que se prolonga nos últimos meses.

Portugal liderou consumo de eletricidade de origem eólica no domingo

Nos primeiros quatro meses do ano, entre janeiro e abril, a produção renovável abasteceu 50% do consumo, repartindo-se pela hidráulica com 17%, eólica 26%, biomassa 5% e fotovoltaica 1,3%. A produção não renovável abasteceu os restantes 50% do consumo, repartindo-se pelo carvão com 23% e pelo gás natural com 27%. O saldo exportador registado equivale a 8% do consumo nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR