Na apresentação das contas relativas ao primeiro trimestre deste ano, a Tesla anunciou um aumento de mais do dobro da sua facturação, que passou de 1,05 mil milhões de euros nos primeiros três meses de 2016, para 2,4 mil milhões de euros em período idêntico de 2017. Um resultado que muito se ficou a dever às vendas recorde alcançadas pelos seus dois actuais modelos (a berlina Model S e o SUV Model X), que, no seu conjunto, aumentaram 69% no mesmo intervalo de tempo.

Contudo, as perdas líquidas do fabricante norte-americano de automóveis eléctricos também aumentaram substancialmente: 17% em trimestres homólogos, ou seja, 303 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, contra 259 milhões de euros em igual período do ano passado, e 111 milhões de euros no último trimestre de 2016. Sendo imperioso referir, neste ponto, que este foi o primeiro trimestre completo em que os resultados da Tesla integraram os da SolarCity, a empresa de painéis solares por si adquirida no ano transacto.

Ainda assim, a marca de Palo Alto continua confiante de que o Model 3, a sua proposta mais acessível, e previsivelmente mais popular, contribuirá decisivamente para que possa alcançar o desejado equilíbrio financeiro. O modelo será lançado ainda durante este ano, e já em Julho deverá ter início a respectiva produção, que deverá atingir uma cadência de 5.000 unidades semanais ainda em 2017, passando a 10 mil exemplares/semana durante 2018.

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