Praia

Autoridade Marítima aconselha precaução nas praias nos próximos dias

176

A Autoridade Marítima Nacional afirmou, através de um comunicado, que as condições do estado do mar e a configuração das praias "não estão favoráveis à prática balnear" nos próximos dias.

Tiago Petinga/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

A Autoridade Marítima Nacional aconselha a precaução nas praias nos próximos dias, durante os quais está prevista uma subida da temperatura, alertando que ainda existem fenómenos de perigo não visíveis.

Num comunicado divulgado este sábado, a Autoridade Marítima afirma que as condições do estado do mar e a configuração das praias “não estão favoráveis à prática balnear” nos próximos dias, apesar de o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prever uma subida das temperaturas máximas entre 5 a 8 graus Celsius a partir de domingo.

A Autoridade recorda que, apenas nas áreas onde os concessionários já iniciaram a sua atividade, é que existe obrigatoriedade da presença de nadadores salvadores, “encontrando-se por isso a maioria das praias, a nível nacional, sem vigilância e sinalização”.

Além disso, afirma que as praias “não estão ainda estabilizadas do ponto de vista físico e morfológico, o que conjugado com as características da ondulação junto à costa, resultam em perigos que não são visíveis, nem podem ser antecipados”, como fundões, agueiros e correntes.

“Assim, existindo ainda estes fenómenos de perigo, que não são visíveis nem podem ser antecipados, alertam-se as pessoas que devem proteger-se e, acima de tudo, evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada”, sublinha a entidade.

Nesse sentido, a Autoridade Marítima Nacional aconselha o cumprimento das regras de segurança, “devendo ser mantida, permanentemente, uma atitude de atenção redobrada junto à linha de costa”.

Desde o início do ano e até 1 de maio morreram afogadas 36 pessoas, metade das quais no mar, segundo dados de um observatório da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site