Os superdesportivos da Lamborghini e da Ferrari competem entre si pela paixão dos aficionados por modelos em que motores potentes caminham de mãos dadas com carroçarias esguias e preços exorbitantes. Há mais adversários a tentar cair nas boas graças dos clientes amantes desta classe de veículos, mas o foco de um destes fabricantes sempre foi o outro. E vice-versa. Agora, esta luta entre vizinhos – Lamborghini e Ferrari foram criadas a 35 km de distância – vai ser imortalizada pela Sétima Arte.

Veja aqui alguns dos momentos da história de Ferruccio Lamborghini:

11 fotos

A razão da querela entre Ferruccio e Enzo é antiga e, reza a lenda, nasceu no final dos anos 60, quando o magnata que nasceu numa família produtora de vinhos e depois se especializou na fabricação de tractores, entre outras coisas, era um bom cliente da Ferrari. Mas um belo dia, descontente com alguns problemas do seu desportivo, abordou Enzo sugerindo que ele introduzisse algumas modificações. Ora já então, o pai da Ferrari era uma referência incontornável e não achou muita piada às dicas do seu vizinho e cliente, pelo que lhe terá respondido qualquer coisa como: “Podes ser capaz de conduzir um tractor, mas nunca serás capaz de conduzir um Ferrari como deve ser.” Perdeu-se a amizade, mas ganhou-se um construtor de automóveis competente e dedicado, decidido a produzir desportivos melhores do que os Ferrari e a fazer Enzo engolir as suas palavras. Recorde aqui Enzo Ferrari:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

12 fotos

É claro que a história entre estes dois monstros da indústria automóvel é muito mais complexa do que isto, com nuances curiosas e com o rescaldo da II Guerra Mundial e muita competição à mistura. Mas tudo vai passar para o cinema, num filme escrito por Bobby Moresco e dirigido por Michael Radford, o mesmo que realizou o Mercador de Veneza e O Carteiro de Pablo Neruda. O mais interessante é a escolha de pesos pesados da Sétima Arte para representar Ferruccio e Enzo, com o primeiro a ficar a cargo de António Banderas e o segundo papel a ser entregue a Alec Baldwin.

A produção cabe à Ambi Media Group, que adquiriu os direitos da história oficial de Lamborghini junto do seu filho António Lamborghini, que pensa filmar em Itália a maior parte da obra. Além dos pormenores em torno da relação entre Ferruccio e Enzo, o filme vai certamente valer pela quantidade de obras de arte sobre rodas que se vão poder ver desfilar.