Logo Observador
Malware

Hackers russos infiltram-se no Instagram de Britney Spears

Um malware russo camuflou-se como comentário numa foto de Britney Spears publicada no Instagram. O vírus consistia numa extensão de segurança no navegador Firefox.

A empresa de antivírus ESET Security deu conta deste malware camuflado

Isaac Brekken/Getty Images for Clear Channel

O Instagram de Britney Spears foi “invadido” por hackers russos. O malware estava escondido em forma de comentário na fotografia da celebridade e consistia numa extensão para o navegador Firefox.

O comentário funcionava como um endereço web, mas facilmente podia passar despercebido pela maneira como estava escrito em forma de elogio, como se pode ler abaixo abaixo. A foto foi entretanto apagada do Instagram da artista.

#2hot make loved to her, uupss #Hot #X“, lê-se no comentário.

O processo era simples: os hackers, com a ajuda de um software, selecionavam um comentário específico através de um cálculo inteligente de criptografia, que continha o link. Desta forma dissimulada, pretendiam invadir um dispositivo como uma extensão de segurança do Firefox. Se o utilizador acedesse a essa ligação teria o vírus a controlar o seu computador.

Foi a empresa de antivírus ESET Security que deu conta deste vírus camuflado. O ataque terá vindo de um grupo russo – os Turla. Os Turla são conhecidos por serem um grupo especialista em ciberespionagem – o mesmo grupo que usou satélites para garantir o anonimato online. A companhia de segurança ESET diz que têm como alvo governos, profissionais de governo e diplomatas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.