O piloto italiano Andrea Dovizioso (Ducati), venceu este domingo o Grande Prémio da Catalunha em MotoGP, disputado no circuito de Montmeló, naquela que foi a sua segunda vitória consecutiva no Mundial.

Dovizioso, que tinha vencido há uma semana em Mugello, Itália, garantiu os 25 pontos atribuídos ao vencedor e subiu ao segundo lugar no campeonato do Mundo da principal categoria de motociclismo de velocidade.

O italiano cumpriu as 25 voltas ao circuito em 44.41,518 minutos, à frente dos espanhóis Marc Marquez e Dani Pedrosa, ambos da Honda, terceiro e quarto classificados no Mundial, após esta sétima etapa.

O também espanhol Maverick Viñales, que venceu no Qatar, Argentina e França e é líder do campeonato, tem agora apenas mais sete pontos do que Dovizioso, depois de terminar no décimo lugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Viñales, que chegou a ‘rodar’ no 15.º posto, foi afetado por problemas nos pneus, que já tinha tido durante a sessão de treinos, uma situação que também aconteceu com Valentino Rossi (8.º).

‘Il Dotore’, de 38 anos, nove vezes campeão mundial, seis em MotoGP (2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009), segue na quinta posição do Mundial, com 83 pontos, a 28 pontos da liderança.

Na segunda categoria do motociclismo mundial, o Moto2, o piloto português Miguel Oliveira (KTM) manteve a quarta posição no Mundial, depois de hoje terminar em quarto, numa corrida ganha pelo espanhol Alex Márquez (Kalex).

Márquez dominou a corrida do princípio ao fim e completou as 23 voltas ao circuito de Montmeló, em 42.40,502 minutos, sendo acompanhado no pódio pelo italiano Mattia Pasini (Kalex) e pelo suíço Thomas Luthi (Kalex), segundo e terceiro, respetivamente.

Depois do quinto lugar obtido na prova anterior, em Itália, Miguel Oliveira saiu do sétimo lugar da grelha de partida, para terminar em quarto, a 5,322 segundos de Márquez, que obteve o segundo triunfo da temporada.

Em Moto3, a corrida foi ganha pelo espanhol Joan Mir (Honda), que mantém a liderança nesta terceira categoria, à frente do italiano Romano Fenati (Honda), que hoje também foi segundo em Montmeló.

A oitava das 18 provas do Mundial será o Grande Prémio de Assen, na Holanda, e disputa-se a 25 de junho.