Curiosidades Auto

Protesto. Condutores de autocarros vestem saias

103

Se pensava já ter visto de tudo, prepare-se mais uma surpresa: os condutores de autocarros passam a vestir saia para ir para o trabalho. E tudo porque se sentem discriminados.

Autor
  • Alfredo Lavrador

Tradicionalmente, sempre que se fala de discriminação por género, são as mulheres a queixarem-se por lhe ser vedado o mesmo tipo de oportunidades conferidas aos homens. Daí que tenha sido uma surpresa geral quando, desta vez, os homens resolveram deitar mão à mesma arma para se queixarem de estarem a ser vítimas do proteccionismo dado às mulheres.

A polémica ocorreu em França, mais precisamente em Nantes, cidade recentemente a braços com uma onda de calor. Queixaram-se os condutores dos autocarros da empresa Semitam que, sob aquelas temperaturas, que chegaram a atingir 50ºC, conduzir em frente a um imenso pára-brisas em vidro, em veículos sem ar condicionado, era um suplício. Que poderia, segundo eles, ser mitigado com o recurso a uns calções, equipamento mais fresco mas que, contudo, não está previsto entre as opções do fardamento.

Mas a empresa em questão, eventualmente apavorada perante a possibilidade de os seus autocarros passarem a ser dirigidos por homens com pernas peludas à mostra, recusou a proposta dos trabalhadores. Ora isto levou os “machos” profissionais do volante a passarem das palavras aos actos. Se as mulheres podem conduzir aqueles mastodônticos (e quentes) veículos com saia ou calções, porque é que eles não poderiam fazer o mesmo e andar de pernas ao léu? Vai daí, no dia seguinte, muitos dos condutores apresentaram-se ao serviço envergando… saia!

E antes que a Semitam pensasse em proibi-los de ir trabalhar com aquela indumentária, os homens avisaram logo que isso constituiria um caso grave de discriminação sexual. Isto, enquanto se deliciavam com o ar fresco que lhes entrava por ali a cima. Se a empresa persistir em vedar-lhes a possibilidade de usarem calções em serviço, não será de estranhar que os trabalhadores reforcem a sua acção de protesto, aparecendo de… mini-saia.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site