790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Como está agora a criança que transplantou as duas mãos?

Este artigo tem mais de 5 anos

Zion Harvey foi a primeira criança a submeter-se a um transplante de duas mãos e já conseguiu realizar o seu sonho de segurar um taco de basebol.

Os especialistas envolvidos declaram que o transplante de Zion foi um sucesso e afirmam que outras crianças podem vir a beneficiar do conhecimento adquirido neste caso
i

Os especialistas envolvidos declaram que o transplante de Zion foi um sucesso e afirmam que outras crianças podem vir a beneficiar do conhecimento adquirido neste caso

Os especialistas envolvidos declaram que o transplante de Zion foi um sucesso e afirmam que outras crianças podem vir a beneficiar do conhecimento adquirido neste caso

Zion Harvey ganhou um lugar na história da medicina. Em 2015, submeteu-se a uma operação cirúrgica que envolveu quatro equipas de médicos, que trabalharam ao longo de quase 11 horas. Depois desta operação, o menino de oito anos tornou-se na primeira criança a receber um transplante de duas mãos.

Zion perdeu as duas mãos e os dois pés depois de ter sofrido uma septicemia. Agora, dois anos depois da cirurgia, recuperou grande parte da sua independência e graças à terapia que recebe diariamente poderá continuar a aperfeiçoar as suas capacidades.

Antes de ser submetido a esta intervenção cirúrgica, não era capaz de se vestir, alimentar ou de lavar. Zion confessou aos médicos que o seu sonho era poder segurar um taco de basebol.

Em 2008, com apenas dois anos de idade, Zion desenvolveu septicemia, uma infeção que atacou todo o seu corpo e o levou a perder as duas mãos e os dois pés. // Children’s hospital of Philadelphia

Aqui está uma parte da minha vida que estava desaparecida. Agora, a minha vida está completa”, disse Zion depois da cirurgia, citado pelo Telegraph.

No primeiro relatório médico, publicado na quarta-feira, os especialistas envolvidos declaram que o transplante de Zion foi um sucesso e afirmam que outras crianças podem vir a beneficiar do conhecimento adquirido neste caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ele é capaz de escrever, alimentar-se e tomar banho, veste-se de forma mais independente e eficiente do que fazia antes do transplante”, escreve a equipa do Hospital Pediátrico da Filadélfia.

Em 2012, Zion tinha seis anos e foi levado da sua casa, em Baltimore, para ser visto pelo Dr. Scott Kozin, o cirurgião-chefe do Hospital Pediátrico de Filadélfia. // Children’s hospital of Philadelphia

O líder de uma das equipas envolvidas no processo de Zion, Scott Levin, elogiou a coragem de Zion.

Nunca o vi chorar. Nunca o vi a não querer fazer a sua terapia. Ele é um ser humano notável. Ele tem tanta coragem e determinação que nos inspira a todos”, disse o médico citado pelo The Guardian.

Porém, o médico não deixa de referir as dificuldades mentais e físicas pelas quais Zion teve de passar. A criança foi sujeita a muitas sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, que o ajudaram a ajustar-se aos novos membros, não descuidando do acompanhamento psicológico que o ajudaram a recuperar mentalmente.

Mas há sempre um risco associado a operações de transplante, já que o corpo pode rejeitar os novos órgãos. Desde cirurgia, o organismo de Zion “sofreu oito rejeições das mãos, incluindo episódios graves durante o quarto e o sétimo mês”. Os casos foram revertidos com “drogas de imunossupressão, que não afetaram a função das mãos da criança”.

Ainda hoje, ele é medicado com quatro medicamentos imunossupressores, que aumentam as probabilidades do seu corpo continuar a tolerar os novas membros.

Este procedimento extremamente raro, também é conhecido como Alotransplante Composto Vascularizado (VCA), e é realizado apenas por algumas equipas cirúrgicas, em todo o mundo. // Children’s hospital of Philadelphia

A evolução de Zion

Poucos dias depois da cirurgia, a criança conseguiu mover, pela primeira vez, os dedos. Passados seis meses, conseguia mover os músculos da mão, sendo capaz de agarrar num lápis de cor e usar uma tesoura, segundo os médicos citados pelo Telegraph.

Um ano depois, em julho de 2016, Zion conseguiu, finalmente, realizar o seu sonho e agarrou um taco de basebol, usando ambas as mãos.

Durante os 18 meses que passaram desde o transplante, Zion foi sujeito a diversas avaliações sobre a evolução das suas funções motoras. // Children’s hospital of Philadelphia

Apesar de todos os contratempos que Zion teve de enfrentar durante o processo de recuperação, a médica Sandra Amaral disse que “passados 18 meses, a criança é independente e consegue realizar as atividades típicas do dia a dia”.

Os resultados funcionais são positivos e o rapaz está a beneficiar do transplante, que tem sido muito exigente para si e para a sua família”, disse a dra. Amaral.

Veja o vídeo para conhecer mais sobre a emocionante história de Zion:

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora