Nove mortos e 28 feridos foram encontrados este domingo no interior de um camião num parque de estacionamento de Santo António, anunciaram as autoridades, referindo-se ao sucedido como um caso de tráfico humano.

Os feridos, 20 dos quais em estado grave, foram hospitalizados, precisaram os bombeiros e o chefe da polícia de Santo António, uma cidade próxima da fronteira mexicana com o Texas, nos EUA. Tanto os falecidos como as pessoas hospitalizadas eram jovens e adultos com idades entre os 20 e os 30 anos, acrescentou o chefe da polícia, William McManus.

“Isto parece bem tratar-se de tráfico de seres humanos”, declarou McManus, falando de uma cena de horror encontrada no camião. O alerta foi dado por um telefonema feito por um funcionário da cadeia Walmart, onde estava estacionado o camião e o seu atrelado. Uma das vítimas pediu água ao funcionário da loja que chamou as autoridades. Quando a polícia chegou encontrou oito pessoas mortas e vários feridos em estado grave, sendo que um deles morreu num hospital de Santo António, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras norte-americano.

O contentor de carga onde estavam as pessoas tinha o ar condicionado avariado e Santo António, a algumas horas de distância da fronteira com o México, tem enfrentado nos últimos dias tempo quente e seco.

O chefe da polícia salientou ainda que os vídeos de segurança do estacionamento mostram que alguns veículos tinham vindo escolher certas pessoas que estavam escondidas no reboque do camião e que estas se encontravam vivas. McManus acrescentou que era impossível dizer quantas pessoas tinham sido transportadas no reboque.

As autoridades estão à procura de suspeitos que tenham fugido, abandonando a carga humana do camião num parque de estacionamento. O condutor do camião já foi detido, adiantou o chefe da polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR