Pelo menos 1.736 bombeiros, apoiados por 503 meios terrestres, combatem neste momento 11 incêndios ativos em Portugal continental, informou esta manhã a porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar, no primeiro briefing do dia.

Ontem já não subimos o número de ocorrências diárias“, destacou Patrícia Gaspar, recordando que há três dias que o número vinha aumentar. Este domingo, registaram-se em Portugal continental 231 ocorrências, com especial incidência nos distritos do Porto (69), de Braga (20) e de Aveiro (23).

Relativamente à situação desta segunda-feira, a porta-voz da ANPC informou que se registaram, desde a meia-noite, um total de 37 ocorrências, estando ativos 10 fogos. Os que merecem especial atenção continuam a ser os do distrito de Santarém (Abrantes e Ferreira do Zêzere), o de Vila de Rei e o de Carvalhosas, em Coimbra.

Há ainda novas ocorrências a registar, designadamente uma em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, que já está a ser combatida por perto de uma centena de bombeiros apoiados por três meios aéreos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O incêndio de Vila de Rei continua a lavrar com grande intensidade e levou, este domingo, à ativação do Plano Municipal de Emergência, havendo neste momento seis Planos Municipais de Emergência ativos no país.

A porta-voz da ANPC informou ainda que o número de feridos causados pelos incêndios no país subiu este domingo para 45, todos ligeiros. Já no que toca a evacuações, Patrícia Gaspar destacou que estão a ser feitas “várias evacuações preventivas” e que só em Vila de Rei há neste momento 112 deslocados.

Só para o incêndio de Vila de Rei, o mais preocupante, estão mobilizados oito meios aéreos, que deverão entrar em ação esta manhã. Relativamente ao restante território, o comando nacional da Proteção Civil está ainda a avaliar a distribuição dos meios aéreos disponíveis pelos vários teatros de operações.

Questionada ainda sobre o funcionamento dos sistemas de comunicações esta noite, Patrícia Gaspar confirmou que não há qualquer indicação de falhas e que a rede está estabilizada.