A chuva que ontem à noite caiu um pouco por todo o país deu folga às elevadas temperaturas dos últimos dias e anunciou, finalmente, a chegada do outono. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), já não estão previstos quaisquer picos de temperatura.

“Começou a chover ao final da tarde na região do Minho e houve aguaceiros em todo o país”, confirmou ao Observador Paula Leitão, do IPMA. Apesar de a chuva não ter sido muito forte, a precipitação foi “significativa” em todo o território. “Só não choveu no Algarve.”

Os tão aguardados aguaceiros — que vieram dar tréguas a uma vaga de incêndios que assolou Portugal desde a madrugada de sábado — foram acompanhados pela trovoada que chegou a praticamente todo o país. “Houve bastantes descargas em todo o território”, confirma Paula Leitão, apesar de nem todas terem sido visíveis a olho nu.

Captura de ecrã da página do IPMA

A chuva não veio sozinha, uma vez que ontem houve uma descida muito acentuada da temperatura, que hoje desce ainda mais — 3 a 7 graus conforme os sítios. A descida continua ainda na quarta-feira. “Ontem as descidas foram de 10 graus em muitos locais”, afirma Paula Leitão, ao mesmo tempo que explica que, ainda assim, as temperaturas estiveram muito elevadas considerando a época do ano. “Em Santarém, por exemplo, ainda estiveram 29 graus”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Já não se prevê nenhum pico de temperaturas altas”, garante Leitão que, questionada sobre se o outono finalmente chegou, responde “Parece que sim”.

Incêndios: nenhum fogo em curso pelas 5 horas da manhã