O barril de petróleo Brent, para entrega em março, fechou esta terça-feira no mercado de futuros de Londres a 68,82 dólares, mais 1,53% do que no fim da sessão anterior e um máximo desde finais de 2014.

O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, terminou a sessão no International Exchange Futures com um acréscimo de 1,04 dólares face à última negociação, quando fechou nos 67,78 dólares.

A expetativa entre os analistas de uma queda das reservas petrolíferas dos Estados Unidos pela oitava semana consecutiva pressionou para a alta o preço do barril em Londres, que chegou a subir até aos 69,08 dólares durante a sessão deste dia.

O barril de petróleo europeu não tinha fechado acima dos 68,80 dólares desde 5 de dezembro de 2014, quando terminou a 69,07 dólares, segundo dados do mercado recolhidos pela agência noticiosa Efe.

A decisão da Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP) de alargar as limitações da produção pressionou nas últimas semanas o otimismo sobre um futuro reequilíbrio entre a oferta e a procura no mercado. A subida do preço do petróleo também é explicada pelas turbulências políticas no Irão, que é o terceiro maior produtor da OPEP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR