Nações Unidas

Myanmar

Myanmar. 655 mil rohingyas no Bangladesh

As Nações Unidas subiram para 655 mil o número de rohingyas que chegaram ao Bangladesh, saídos de Myanmar. O êxodo da minoria muçulmana começou em agosto.
Coreia do Norte

Sanções a Pyongyang são chave para desnuclearizar

António Guterres considerou que a chave para garantir a desnuclearização da Coreia do Norte passa pela união de esforços para impor sanções e mostrou-se disponível para reunir com Kim Jong-un.
Conselho de Segurança

Bloco pede "posição firme" contra Israel

561
Catarina Martins considera que "cabe a Portugal e a todos os países europeus dizer claramente que não aceita que Israel se possa candidatar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Coreia do Norte

Guterres e Abe discutem diálogo sobre Pyongyang

O secretário-geral da ONU e o primeiro-ministro japonês abordaram em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
António Guterres

Guterres: mais dinheiro para alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas pediu que se gaste mais no combate às alterações climáticas e menos com os combustíveis fósseis. Guterres está na cimeira Um Planeta, que decorre em Paris.
António Guterres

Guterres sobre a Coreia, Trump e Jerusalém

162
O secretário-geral da ONU deu uma longa entrevista à CNN, onde falou sobre a Coreia do Norte, Donald Trump e Jerusalém. António Guterres garante que "alguém vai ocupar o vazio deixado pelos EUA".
Refugiados

ONU pede acolhimento urgente para 1300 migrantes

As Nações Unidas lançaram um apelo urgente para o acolhimento de 1.300 refugiados "extremamente vulneráveis". Os migrantes estão bloqueados na Líbia.
Moçambique

Moçambique. Crescimento abaixo dos 4% até 2020

O relatório das Nações Unidas considera que o incumprimento financeiro e as tensões políticas limitam o investimento em Moçambique. O país vai crescer abaixo dos 4% até 2020.
Jerusalém

Rússia, China e Índia apelam a respeito de acordos

China, Índia e Rússia defenderam que a solução do conflito israelo-palestiniano passa pelo respeito das resoluções das Nações Unidas e das "fronteiras mutuamente reconhecidas".
Nações Unidas

ONG pedem mais intervenção de Guterres

ONG ligadas às Nações Unidas fazem uma avaliação positiva do primeiro ano de Guterres como secretário-geral da ONU, mas querem que o português tenha uma voz mais ativa em questões de direitos humanos.
Nações Unidas

Guterres diz estar "pronto para o que der e vier"

138
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres disse que está "pronto para o que der e vier", admitindo que a função que ocupa é "tão difícil como esperava". O balanço de um ano de mandato.
República do Congo

Ataque contra "capacetes azuis" faz 14 mortos

102
Pelo menos 14 membros das forças de manutenção da paz das Nações Unidas morreram durante um ataque na noite de quinta-feira na República Democrática do Congo. Há 40 feridos, quatro em estado grave.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas convocou para hoje início da Intifada

Hamas convocou para hoje o início de uma nova revolta contra Israel após decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Forças de segurança mobilizadas para responder.
Crimes Sexuais

Rapazes e homens sírios vítimas de abuso sexual

177
A ONU documenta numerosos casos de violência sexual contra homens e rapazes sírios, depois de terem entrevistado 196 refugiados e 73 trabalhadores humanitários.
Nações Unidas

Enviado da ONU reúne-se com ministro coreano

O secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Políticos reuniu-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano em Pyongyang. É a visita de mais alto nível da ONU à Coreia desde 2010.
UNESCO

"Bonecos de Estremoz" são Património Imaterial 

1.621
Os "Bonecos de Estremoz" foram classificados como Património Cultural Imaterial da UNESCO. A arte popular tem mais de 300 anos de história.
Presidente Trump

Jerusalém: Conselho da ONU vai reunir 

Donald Trump considerou, na terça-feira, Jerusalém como capital de Israel. Há oito países que estão contra esta decisão e por isso o Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência na sexta-feira.
UNESCO

UNESCO. Decisão dos "Bonecos de Estremoz" adiada

A decisão da classificação dos Bonecos de Estremoz como Património Imaterial da UNESCO foi adiada, devendo acontecer quinta-feira. A arte de caráter popular tem mais de 300 anos de história.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Migrações

Migrações. Guterres lamenta saída dos EUA

António Guterres lamentou a saída dos Estados Unidos das negociações para um pacto global sobre as migrações. O acordo defende que nenhum país pode gerir a migração internacional sozinho.
Nações Unidas

ONU discute pacto mundial sobre migrantes

Encontro no México serve para concretizar pacto com plano de ação para migrantes, mas reunião deverá ser marcada pela saída dos EUA do acordo, anunciada no sábado.
Migrações

ONU lamenta saída de Trump de pacto global

ONU diz que papel dos EUA é central. Na Declaração de Nova Iorque sobre Refugiados e Migrantes, os estados membro da ONU comprometeram-se a fortalecer as políticas globais de migração.
Presidente Trump

EUA deixam pacto mundial da ONU sobre migrantes 

478
A missão norte-americana na ONU informou António Guterres que os EUA "terminaram a sua participação no pacto mundial sobre a migração". O acordo visava melhorar gestão internacional deste movimento.
Sida

Mundo vai no bom rumo para eliminar Sida até 2030

O secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que que "o mundo vai numa boa direção" para acabar com a epidemia em 2030. Declaração assinala Dia Mundial da Sida.
Nações Unidas

ONU pede apoio de quase 19 mil milhões de euros

As Nações Unidas pediram uma quantia recorde de 18,9 mil milhões de euros para apoiar as pessoas que serão afetadas pelos conflitos e pelas catástrofes em todo o mundo em 2018.
Armamento

Novo diretor no observatório de armas químicas

Os Estados que pertencem ao observatório sobre armas químicas nomearam um novo diretor-geral. O espanhol Fernando Arias foi o escolhido para um mandato de quatro anos.
António Vitorino

Vitorino candidato à Organização para as Migrações

Portugal vai candidatar António Vitorino à presidência da Organização Internacional para as Migrações, da ONU, e o Governo já estará a preparar tudo. Eleições decorrem em junho de 2018.
Coreia do Norte

EUA ameaçam Coreia com aviso de "total destruição"

217
Estados Unidos da América apelaram à comunidade internacional que corte relações com a Coreia do Norte. E embaixadora na ONU avisou: se os ataques continuarem, a Coreia será destruída.
António Guterres

Guterres. Cimeira UE/África não resolve relações

António Guterres admitiu que "não tem ilusões" sobre a cimeira UE/África. O secretário-geral das Nações Unidas garante que o evento não resolve quaisquer problemas de relação entre os dois blocos.
Coreia do Norte

Aumentam as condenações ao míssil norte-coreano

Itália, que está atualmente na liderança do Conselho de Segurança da ONU, pediu uma reação firme da comunidade internacional ao novo míssil norte-coreano. Suécia, Dinarmarca e Lituânia já responderam.
Myanmar

ONU reúne sobre rohingyas em dezembro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir para discutir aquilo que considera uma "purificação étnica" em Myanmar. Cerca de 624 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Síria

Síria. Conselho de Segurança da ONU reúne

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU vão reunir sobre a situação na Síria. O enviado especial das Nações Unidas parte terça-feira para a Síria para uma nova ronda negocial.
Fado

Alfama acolhe 24 horas consecutivas de Fado

488
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de atuações.
Nações Unidas

ONU: energia é crucial para escapar à pobreza

O acesso ao fornecimento de eletricidade é fundamental para ajudar os negócios nos países em desenvolvimento. Segundo a ONU, 60% da população dos países mais pobres não tem acesso à eletricidade.
Myanmar

Ataques a rohingyas são crime contra a Humanidade

A enviada da ONU para a violência sexual declarou que os ataques do exército de Myanmar contra os rohingyas podem ser considerados genocídio - 620 mil já fugiram para o Bangladesh.
Conselho de Segurança

França pede reunião sobre escravos na Líbia

A França vai pedir uma "reunião urgente" do Conselho de Segurança da ONU para abordar a venda de migrantes africanos como escravos na Líbia, anunciou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

376
Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Coreia do Norte

A fuga épica de um soldado da Coreia do Norte

109
São imagens incríveis: vê-se o soldado numa viatura em direcção à fronteira; a fuga a pé, sob fogo cerrado dos militares norte-coreanos; e os soldados da Coreia do Sul a rastejarem para o resgatar
Coreia do Norte

Vídeo. Fuga e perseguição de militar norte-coreano

139
Comando das Nações Unidas divulgou vídeo que mostra o momento de deserção de soldado norte-coreano a 13 de novembro, em que é perseguido e baleado por colegas antes de passar a fronteira.
Mundo

Darfur. ONU denuncia vulnerabilidade de deslocados

A ONU lamentou a persistência da violência contra os deslocados no Darfur, exortando o Governo, que deseja que voltem a casa, a assegurar que o regresso é voluntário e a desarmar as milícias.
Brasil

Brasil. ONU preocupada com restrinção do aborto

A ONU divulgou um comunicado para expressar preocupação com um projeto de lei que ameaça o direito ao aborto no Brasil, onde a interrupção voluntária da gravidez já é muito limitada.
Nações Unidas

Liga Árabe pede à ONU para reunir sobre o Irão

A Liga Árabe, reunida este domingo no Egito, pediu ao Conselho de Segurança da ONU para convocar uma reunião para discutir as "violações" do Irão no Médio Oriente.
António Guterres

"Falam bem de mim, mas só porque saí de Portugal"

2.362
Numa entrevista dada ao Financial Times, o atual Secretário Geral das Nações Unidas falou sobre a sua saída de Portugal, Donald Trump, Coreia do Norte e Irão.
Nações Unidas

Armas químicas. Rússia rejeita investigadores

A Rússia vetou, pela segunda vez em 24 horas, um projeto de resolução ONU para estender por 30 dias o mandato de peritos internacionais encarregados de investigar o uso de armas químicas na Síria.
UNESCO

Médicos querem promover relação com doente

A Ordem dos Médicos quer ir às Nações Unidas alertar para a importância da relação médico-doente, que pretende ver elevada a património imaterial da humanidade pela UNESCO.
Síria

Japão pede 30 dias para investigar armas químicas

O Japão entregou no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que pede uma extensão de 30 dias do mandato dos especialistas internacionais que investigam armas químicas na Síria.
Nações Unidas

"Temos de privilegiar defesa dos direitos humanos"

O secretário-geral da ONU defende que a estratégia anti-terrorismo tem de respeitar os direitos humanos. António Guterres falou na importância da cooperação internacional e de uma maior prevenção.
Migrantes

ONU considera que cooperação UE/Líbia é desumana

O Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos criticou a deterioração das condições de detenção dos migrantes na Líbia, considerando desumana a cooperação da UE com este país.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Coreia do Norte

Coreia do Norte apela a aumento de produtividade

O principal jornal da Coreia do Norte instou a população a aumentar a produtividade do setor agropecuário, para superar a última ronda de sanções da ONU, implementada pela China.
País

2,3 milhões para requalificar património

101
Mais de 2,3 milhões de euros vão ser investidos nos próximos dois anos na "requalificação patrimonial e turística" de Coimbra, Batalha, Alcobaça e Tomar, que constam na lista de Património Mundial.
UNESCO

Ex-ministra francesa é diretora-geral da UNESCO

Audrey Azoulay foi confirmada como a nova diretora-geral da UNESCO. A ex-ministra francesa da cultura substitui a búlgara Irina Bokova.
Presidente Marcelo

UNESCO: "Mais um êxito da diplomacia"

Marcelo Rebelo de Sousa celebrou a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO e disse que era "mais um êxito da diplomacia". Portugal já lá tinha estado entre 2005 e 2009.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
UNESCO

Portugal eleito para Conselho Executivo da UNESCO

Portugal foi eleito para o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, mandato que irá prolongar-se até 2021, anunciou o governo.
Mundo

Síria. Vários países exigem fim de armas químicas

Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha exigiram o fim imediato do uso de armas químicas na Síria e pediram uma resposta firme para que os responsáveis sejam levados à justiça.
Moçambique

Moçambique ratifica Acordo de Paris

A Assembleia da República de Moçambique ratificou o Acordo de Paris sobre alterações climáticas. Verónica Macamo, a presidente da Assembleia, anunciou que a decisão foi tomada por consenso.
Migrações

Rohingya: pressão da ONU pode ser "prejudicial"

A líder do Governo birmanês alertou para a pressão que a ONU tem exercido devido à crise dos rohingyas, dizendo que se pode revelar "prejudicial" ao regresso de centenas de milhares de refugiados.
Iémen

Iémen. ONU alerta para risco de fome

O chefe do Programa Alimentar da ONU alertou para o risco de fome de centenas de milhares de crianças no Iémen. A coligação liderada pela Arábia Saudita encerrou todas as ligações com o país.
Mali

Mali. Dois militares mortos durante missão da ONU

Dois militares malianos morreram esta segunda-feira num ataque na região de Mopti, no centro do Mali, enquanto escoltavam um comboio da Minusma, a missão das Nações Unidas no Mali.
Alterações Climáticas

2017 no top 3 dos anos mais quentes

124
O ano mais quente foi 2016, por causa do fenómeno climático El Niño, que pode provocar um aumento anormal da temperatura global. Dos anos sem El Niño, 2017 é o mais quente.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site