Nações Unidas

Myanmar

580 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh

Mais de 580 mil rohingyas já fugiram de Myanmar, rumo ao Bangladesh. Milhares e milhares de refugiados estão em campos sem condições e sobrelotados.
Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
Pobreza

Vigília no Dia para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se esta terça-feira com uma vigília em Lisboa. Em Portugal existem 2,595 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social.
Papa Francisco

Papa agradece esforços da FAO

O papa Francisco visitou a agência da ONU para a Alimentação e para a Agricultura e agradeceu os "enormes esforços que faz", naquele que é o dia internacional da alimentação.
Nações Unidas

Angola eleita para Conselho de Direitos Humanos

1.356
Angola foi eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, entre 2018 e 2020. O país vai centrar-se na agenda do desenvolvimento.
Guiné-Bissau

Guiné. Partidos pedem intervenção à ONU

Um grupo de partidos da Guiné-Bissau pediu, através de uma carta endereçada à ONU, a intervenção da comunidade internacional na aplicação dos acordos de Bissau e Conacri.
Nações Unidas

Guterres condena atentado terrorista na Somália

118
O Secretário-geral das Nações Unidas condenou o atentado terrorista na capital da Somália, Mogadíscio, que provocou pelo menos 231 mortos. Guterres pediu união contra o terrorismo no país.
UNESCO

Audrey Azoulay é a nova diretora-geral da UNESCO

A ex-ministra da Cultura francesa, Audrey Azoulay, foi eleita a nova diretora-geral da UNESCO pelo Conselho Executivo da organização, ao derrotar na votação final o qatari Hamad bin Abdulaziz.
Estados Unidos da América

Depois dos EUA, Israel abandona UNESCO

780
Estados Unidos consideram que há uma tendência anti-Israel na organização e decidiram deixar a UNESCO. Mais tarde, Israel também anunciou a saída da agência.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Desastres Naturais

Desastres provocam 14 milhões de deslocados

Os distintos desastres naturais que afetam anualmente várias zonas do mundo provocam o deslocamento forçado de 13,9 milhões de pessoas.
Nações Unidas

ONU garante financiamento total das missões de paz

As Nações Unidas garantiram que todas as missões de manutenção de paz da ONU serão inteiramente financiadas, apesar do importante corte orçamental conhecido há já vários meses.
República do Congo

Um soldado da ONU morto e 12 feridos no Congo

Um ataque do grupo ugandês Forças Democráticas Aliadas provocou a morte de um capacete azul e feriu outros 12. Uma força da ONU já foi projetada naquela zona, por via aérea e térrea.
Myanmar

Rohingya: 12 mortos em naufrágio

O novo naufrágio aconteceu no golfo de Bengala e matou dez crianças, uma idosa e um homem. A ONU aumentou o número total de refugiados rohingya no Bangladesh para 519 mil.
Paz

Kofi Annan pede resolução pacífica de conflitos

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defendeu que a solução para os conflitos armados deve ser política, não militar, e que para consegui-lo é preciso nunca perder a esperança.
Armamento Nuclear

O que é e como trabalha a ICAN?

Fundada em 2007, a ICAN agrega várias organizações a nível mundial para o combate às armas nucleares e foi a grande impulsionadora do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares.
Iémen

ONU inclui coligação saudita em "lista negra"

Há um ano, as Nações Unidas decidiram não incluir a coligação saudita no Iémen nesta lista. Agora, surge junto de outras partes do conflito iemenita, bem como grupos armados e terroristas.
Nações Unidas

ONU pede 434 milhões para apoiar rohingyas

Desde 25 de agosto, cerca de 509.000 refugiados rohingya chegaram ao Bangladesh, onde já se encontravam 300.000 desta minoria muçulmana que tinham fugido da Birmânia, onde são perseguidos.
Angola

SIDA. Situação em Angola é "preocupante", diz ONU

O índice de prevalência da doença entre a população de Angola é de 2,4%. Diretor da ONU/SIDA em Angola apela por isso à sociedade para se juntar "aos esforços do Governo".
Web Summit

António Guterres confirmado no Web Summit

António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas, é a última confirmação na lista de oradores do Web Summit, evento que se realiza em Lisboa entre 6 e 9 de novembro.
António Guterres

Guterres pede inquérito a violência nos Camarões

António Guterres pediu às autoridades dos Camarões para investigar os atos de violência deste domingo, que resultaram na morte de 17 pessoas. O secretário-geral da ONU disse estar preocupado.
Cabo Verde

Cabo Verde nomeia embaixadores urbanos

Cabo Verde apresentou 40 embaixadores urbanos que vão sensibilizar as respetivas comunidades sobre a importância de urbanização e habitação sustentáveis, resilientes, inclusivas e seguras.
Myanmar

Bangladesh pede à ONU para agir contra violência

O embaixador do Bangladesh na ONU denunciou, na quinta-feira, a continuação da violência no estado de Rakhine, em Myanmar, ao contrário do que têm afirmado as autoridades do país.
Exploração Sexual

ONU tem 1,5 milhões para vítimas de abuso sexual

Um fundo das Nações Unidas para ajudar vítimas de abuso e exploração sexual por parte das forças da paz e das equipas da ONU atingiu 1,5 milhões de dólares.
Coreia do Norte

China encerra empresas norte-coreanas

196
A China notificou todas as empresas norte-coreanas a operar no país que devem encerrar atividade até janeiro, em cumprimento das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Conflito na Síria

Novo aumento da violência contra civis na Síria

A ONU alertou para um novo aumento da violência contra civis na Síria, com uma série de ataques contra civis, ambulâncias, hospitais e voluntários na província de Idlib na última semana.
Refugiados

Sri Lanka. ONU preocupada com ataque aos Rohingya

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados manifestou na quarta-feira preocupação com um ataque contra Rohingya muçulmanos no Sri Lanka.
Myanmar

Ataque de rebeldes rohingyas faz 52 mortos

O exército de Myanmar elevou para 52 o número de corpos recuperados e para 192 o de desaparecidos, todos birmaneses hindus, no oeste do país, após um ataque de rebeldes rohingyas.
INTERPOL

Interpol aprova entrada da Palestina

A agência internacional aprovou a entrada da Palestina como estado-membro, motivando o desagrado de Israel e Estados Unidos. As Ilhas Salomão também entraram e o Kosovo retirou a candidatura.
Nações Unidas

Balsemão será conselheiro de representante da ONU

232
Empresário e antigo primeiro-ministro faz parte da lista de 15 conselheiros externos de Miroslav Lajcák. Antigos líderes José Ramos-Horta e Carld Bildt são outros dos nomeados.
Myanmar

480 mil rohingya fugiram para o Bangladesh num mês

Cerca de 480 mil refugiados rohingyas passaram para o Bangladesh, desde 25 de agosto, para fugir da violência no oeste da ex-Birmânia.
Arabia Saudita

Manuais escolares mostram rei ao lado de... Yoda

781
Uma imagem que devia ilustrar a presença do rei Faisal na fundação das Nações Unidas, mostra o mesmo rei ao lado de Yoda, a personagem de "Star Wars". Ninguém sabe como é que a foto foi ali parar.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
UNESCO

Macau. Procissões são património intangível

As procissões católicas do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora de Fátima entraram para a lista de património intangível de Macau.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Nações Unidas

Trump, Take 3

O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.
Fome

ONU. Evitar a fome custa 1,5 mil milhões de euros

António Guterres diz que a ONU precisa de 1,5 mil milhões de euros para evitar fome em quatro países. O secretário-geral da ONU reconhece que "o financiamento não tem acompanhado as necessidades".
Defesa

Missões portuguesas na ONU e NATO aprovadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional prolongou a participação portuguesa na missão da ONU na República-Centro Africana e autorizou o envio de forças para a missão da NATO no Afeganistão.
Nações Unidas

Irão: Donald Trump fez discurso de "gangster"

O guia supremo da República Islâmica do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, qualificou de "linguagem de cowboy e de gangster" a violenta crítica na ONU de Donald Trump contra o Teerão.
Moçambique

Parque das Quirimbas candidato à UNESCO

O ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, assinou a candidatura do Parque Nacional das Quirimbas a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
Coreia do Norte

O discurso de Trump é como "um cão a ladrar"

304
O ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte reagiu ao discurso do presidente norte-americano na ONU e comparou-o a "um cão a ladrar". É a primeira reação de Pyongyang ao discurso de Trump.
Venezuela

ONU acusa Venezuela de violar Direitos Humanos

149
O país sul-americano surge pela primeira vez na lista que inclui nações como Egito, Eritreia, Ruanda, Arábia Saudita e Sudão do Sul.
Nações Unidas

Costa quer Brasil e Índia no Conselho de Segurança

168
António Costa propôs na Assembleia Geral das Nações Unidas que o Brasil e a Índia passem a integrar o Conselho de Segurança, num discurso marcado também pela condenação ao terrorismo.
Nações Unidas

Nobel da Paz quer operações da ONU mais focadas

O Nobel da Paz José Ramos-Horta defendeu que as operações de paz da Nações Unidas devem ter uma gestão mais centrada nas pessoas, com a coordenação a ser cada vez mais no campo.
Nações Unidas

50 países assinam proibição de armamento nuclear

Cerca de 50 países deverão começar a assinar um tratado para impedir a produção e utilização de armas nucleares, mas o movimento ameaça ser apenas simbólico, já que nenhuma potência deverá aderir.
Coreia do Norte

"Kim Jong-un é muito mais perigoso que o pai"

358
Um analista e assessor do ministério da unificação sul-coreano garante que o líder da Coreia do Norte é "muito mais perigoso" que o pai e que é bem capaz de usar uma arma nuclear.
Nicolás Maduro

Maduro diz que Trump é o "novo Hitler"

140
O presidente venezuelano afirmou que o discurso de Donald Trump nas Nações Unidas foi uma ameaça de morte. Nicolás Maduro garante que o presidente norte-americano vai passar à história.
Nações Unidas

Primeiro discurso de Costa alinhado com Guterres

651
O primeiro-ministro faz o primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada pelo secretário-geral, António Guterres.
Nações Unidas

Guterres e Trump: o que os une e separa

António Guterres e Donald Trump foram os protagonistas dos dois discursos mais aguardados nas Nações Unidas. Um mais conciliador, outro mais confrontativo. Onde diferem as suas posições?
Nações Unidas

Trump ameaça destruir totalmente a Coreia do Norte

"O Rocketman está numa missão suicida", afirmou o presidente dos EUA, referindo-se a Kim Jong-Un, na Assembleia Geral da ONU. Guterres condenou "inequivocamente" os testes nucleares na Coreia do Norte
Brasil

ONU. Temer diz que reformas vão abrir o Brasil

Michel Temer disse na ONU que as reformas económicas propostas pelo seu Governo farão do Brasil um país mais aberto. O presidente brasileiro condenou ainda o governo norte-coreano.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Nações Unidas

Michel Temer e Donald Trump no debate da ONU

Cumprindo a tradição, Michel Temer é o primeiro a falar. Donald Trump tem discurso marcado, António Costa vai falar sobre o ambiente e Guterres apresenta o relatório anual da ONU.
Nações Unidas

Guterres quer mais "ambição" no Acordo de Paris

"As emissões estão a descer, mas não é o suficiente. A temperatura ainda está a aumentar. Vemos as consequências disso todos os dias", disse o secretário-geral das Nações Unidas.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que novas sanções são "cruéis"

140
A Coreia do Norte diz que as novas sanções são "cruéis, imorais e desumanas". O Ministério dos Negócios Estrangeiros do país diz mesmo que só vão servir para acelerar o seu programa nuclear.
Presidente Trump

Trump elogia reformas de Guterres na ONU

125
Trump encorajou Guterres a "usar plenamente a sua autoridade para cortar a burocracia, reformar sistemas antiquados e tomar decisões firmes".
Nações Unidas

Nações Unidas. Que diplo-gaffes vai Trump cometer?

Na cimeira da NATO, empurrou um primeiro-ministro para aparecer na foto. No G20, deixou a filha sentar-se no seu lugar. Trump vai estar no centro das atenções no encontro das Nações Unidas, em NY.
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Nações Unidas

Costa na ONU com foco na defesa do ambiente

119
O primeiro-ministro parte na segunda-feira para Nova Iorque, onde participará na 72.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, fazendo na quarta-feira um discurso em defesa do desenvolvimento sustentável.
Coreia do Norte

"Coreia do Norte será destruída", diz embaixadora

773
A embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, considera que os Estados Unidos já esgotaram todas as opções no Conselho de Segurança e não exclui a hipótese de um conflito.
Myanmar

Rohingya. A "última oportunidade" de Suu Kyi

119
António Guterres disse este domingo que se Suu Kyi não falar contra a perseguição dos rohingya no discurso que vai fazer ao país na próxima terça-feira, será tarde -- e "horrível" -- demais.
Nações Unidas

ONU. Coreia do Norte em debate na quinta-feira

Ministros dos Negócios Estrangeiros do Conselho de Segurança da ONU vão reunir-se na próxima quinta-feira em Nova Iorque para discutir a proliferação de armas de destruição maciça.
República Centro Africana

Missão da ONU pede mais 750 soldados

A missão das Nações Unidas para a paz na República Centro-Africana está a pedir mais 750 soldados, por causa da escalada de violência depois da retirada das forças especiais dos Estados Unidos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site