Pós-troika

Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Crescimento Económico

Queremos voltar à pré-troika?

381
Com níveis de poupança tão baixos, a única forma razoável de aumentar o investimento será atrair investimento estrangeiro. Criar as condições para essa atracção deve ser uma prioridade política.
Mercados Financeiros

Risco da dívida sobe para máximos do pós-troika

1.385
Desde o verão de 2014, final do programa de ajustamento, que o risco da dívida portuguesa não era tão elevado. Impasse com Bruxelas e receio de corte do "rating" está a pesar no risco português.
Pós-troika

Os 18 "recados" que a troika vai trazer a Portugal

312
Impostos, salários e concorrência. Diário de Notícias cita documento da Comissão Europeia com 18 problemas que estrangulam o investimento empresarial no país e que devem ser resolvidos urgentemente.
Governo

10 notas para memória futura

1.701
Prometi não escrever nada enquanto não visse o quadro todo. Passado mais de um mês, aqui estão 10 notas simples sobre o que acho disto tudo. Prometo ser breve (na próxima vez)
Governo

Governos peculiares

885
Se sequer imaginássemos que o PCP ou o BE pretendessem que Portugal saísse do Euro, teríamos dificuldades em delinear uma estratégia mais eficaz.
Governo

PS aceita estudar "sustentabilidade da dívida"

384
Acordo com o Bloco prevê grupo de trabalho para estudar "sustentabilidade da dívida externa" portuguesa. Ministro das Finanças estará nas reuniões, com primeiro relatório ao fim de 6 meses.
Governo

Passos desafia Costa. Medidas extra a votos na AR

581
Governo pode aprovar amanhã o prolongamento das medidas extra em vigor: corte de salários e sobretaxa. Ministro marcou votação para antes de Costa entrar em funções. Dúvida: como votarão PCP e Bloco?
Governo

Programa. Direita vinca défice abaixo de 3%

237
A direita já espera que o PS queira chegar ao Governo e "antecipar" despesa, culpando-a pelo falhanço das metas. Programa vai vincar as vantagens de cumprir para o Governo que entra.
Legislativas 2015

Tem a certeza? A pergunta dos gestores a Costa

270
Empresários e gestores tremem de pensar num Governo de esquerda. Os banqueiros, só falam sob reserva. A maioria insiste no bloco central, mas há quem veja um lado bom em pôr o BE e PCP à experiência.
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

288
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
15 questões eleitorais

Especial/ Precisamos mesmo de uma maioria?

Haver uma maioria nas eleições em Portugal é importante para os investidores estrangeiros, mas não é essencial. As preocupações? A continuidade das reformas e manter PCP e Bloco fora de jogo.
Legislativas 2015

Especial/ Como eles, na Europa, veem as nossas eleições

Como está, afinal, Portugal? Melhor ou pior? De que é que o país precisa e o que está em cima da mesa nas eleições? O Observador ouviu 7 eurodeputados de várias alas e países. E não faltam adjetivos.
Coligação

Como deveria ter sido

Isto é diferente do que deveria ter sido. Bem diferente do movimento de Mudança de que Portugal precisa para vencer duradouramente os seus problemas.
Pós-troika

FMI sai de Portugal a dias das legislativas

A delegação permanente do Fundo Monetário Internacional vai fechar no final de setembro e, ao fim de quatro anos, o representante do Fundo em Lisboa, Albert Jaeger, vai voltar a Washington.
Fundo Monetário Internacional

Um aviso para quem fica, um alerta para quem vem

O FMI deixou claro o que vai dizer ao próximo inquilino de São Bento: não mudar de políticas e acelerar as reformas. Para o atual Governo há também uns recados. Análise Observador/ TVI24.
Pós-troika

PS diz que relatório do FMI é "um aviso à maioria"

O PS considerou que o relatório do FMI é "um aviso à maioria", uma vez que a instituição questiona a capacidade do Governo português em atingir as metas do défice com que se comprometeu.
Pós-troika

FMI: Maior risco para Portugal? A Grécia

O Fundo diz que o impacto tem sido residual mas a situação na Grécia pode continuar a provocar turbulência nos mercados e Portugal está exposto, devido à sua elevada dívida pública.
Pós-troika

Governo tem de dizer quem perde com o Novo Banco

Já passou um ano desde a resolução e do empréstimo do Fundo de Resolução para criar o Novo Banco, mas o Governo ainda não esclareceu como serão alocadas as eventuais perdas aos bancos. FMI quer saber.
Pós-troika

FMI: Eliminação da sobretaxa em risco

345
FMI duvida das contas: receitas abaixo do esperado ou cortes pouco expressivos na despesa podem levar ao adiamento, ou mesmo cancelamento parcial, dos planos para eliminar a sobretaxa de IRS.
Pós-troika

Novo Governo deve manter políticas, diz FMI

138
FMI volta a avisar: não é possível mudar a política económica e os próximos anos têm de ser aproveitados para aprovar novas reformas. Eis o trabalho para casa do FMI ao próximo Governo.
Reforma do Estado

O partido-estado e a reforma do Estado

224
O partido-estado é uma espécie de guardião do regime e de todos os direitos adquiridos, sempre ausente mas sempre omnipresente. É o “partido do povo”, dos interesses permanentes, inorgânico e pastoso.
Pós-troika

Subir Lall: Manter pensões? Só se subirem impostos

Em entrevista ao Observador, o chefe da missão do FMI diz que só é possível manter as pensões se os portugueses estiverem dispostos a contribuir mais. E avisa: vão ser precisos consensos políticos.
Pós-troika

Especial/ Subir Lall: Manter pensões? Só se subirem impostos

265
Em entrevista ao Observador, o chefe da missão do FMI diz que só é possível manter as pensões se os portugueses estiverem dispostos a contribuir mais. E avisa: vão ser precisos consensos políticos.
Pós-troika

FMI já não manda aqui? Nunca mandou,diz Subir Lall

123
Subir Lall admite que a relação com o Governo mudou com o fim do memorando, mas os objetivos são comuns. A ideia de que o FMI podia chegar e impor o que queria é um mito, diz o chefe de missão do FMI.
Pós-troika

Governo garante défice sem mais medidas

Passos Coelho e Portas insurgem-se contra avaliação do FMI. Défice será inferior a 3% e sem medidas adicionais.
Pós-troika

Banco de Portugal pede mais reformas estruturais

Banco central mantém previsões da economia, mesmo com reversão de parte das medidas que está prevista pelo Governo no Programa de Estabilidade apresentado em abril.
Pós-troika

Troika regressa hoje a Lisboa

A 'troika' regressa hoje a Portugal para a segunda monitorização pós-programa, no âmbito das visitas semestrais que vão continuar até o país reembolsar a maioria dos empréstimos contraídos.
Pós-troika

Troika regressa a Portugal em junho

297
Segunda avaliação pós-programa a Portugal começa a 4 de junho. Relatório vai sair ainda antes das legislativas, que preocupam os credores.
Legislativas 2015

"Custos de uma rutura com a UE são inaceitáveis"

Rendeu-se à baixa da TSU, quer travar os recibos verdes, admite que as importações vão subir no plano do PS. Mas diz que só estimulando o consumo se evitará outra crise. Vieira da Silva em entrevista.
PS

Um crescimento urgente. Um crescimento diferente

322
Este não é um documento sagrado, com verdades incontestáveis. Apresenta escolhas e desenha uma alternativa. É hoje um documento aberto ao escrutínio e a discussão. É isso que aqui estamos a fazer.
Legislativas 2015

Costa diz que Passos se engana nas prioridades

145
O líder do PS criticou terça-feira o primeiro-ministro por querer reduzir custos do trabalho, em vez de olhar para os rendimentos de um país onde, segundo a OCDE, os salários mais baixaram.
Governo

Lembra-se de Baptista da Silva? Eis o que diz hoje

556
Ficou famoso por se apresentar como economista da ONU e criticar o Governo e a UE pela gestão da crise. Fomos ouvir o que tem a dizer hoje. Aqui está ele, igual a ele próprio: Artur Baptista da Silva.
Legislativas 2015

Costa leva programa do PS a exame orçamental

410
Economistas já terminaram "programa alternativo" para as legislativas - que obriga a negociar com a UE uma flexibilização das regras europeias. Programa só fecha depois de nova verificação de contas.
Pós-troika

Especial/ "O “sol na eira e a chuva no nabal” é inaceitável"

Guilherme d'Oliveira Martins, Isabel Vaz, João Cardoso Rosas, Vasco Valente e Ferraz da Costa: que fatores são decisivos, para eles, nas eleições legislativas e presidenciais.
Pós-troika

Horta Osório: Não podemos ir num caminho sem saída

1.365
"Imagine que íamos voltar a gastar para dinamizar a economia e que não resultava. O que é que fazíamos? Austeridade ao quadrado?". Em entrevista ao Observador, Horta Osório fala do país. Com otimismo.
Pós-troika

Eurogrupo: Portugal pode precisar de mais medidas

154
Eurogrupo diz que Portugal pode precisar de mais medidas para reduzir défice abaixo de 3% este ano. Governo reiterou que a estratégia orçamental é adequada, mas está pronto para adaptar se necessário.
Pós-troika

Maria Luís: país vai ter um novo momento decisivo

Ministra das Finanças diz que o país não pode voltar a cometer os mesmos erros, "como depois dos outros programas de assistência". A base é mais estável, defende.
Finanças Públicas

FMI está em Portugal para avaliar o país

Técnicos do FMI chegaram a Lisboa para retomar as avaliações, feitas a cada ano, sobre a situação do país. A troika voltará em breve também.
Legislativas 2015

Passos não fecha porta ao Bloco Central

143
Passos Coelho não exclui nenhum cenário pós-eleitoral, mas alinha em coligação com o CDS e aponta à maioria absoluta.
PS

Do Syriza ao "poucochinho" sobra o quê?

334
O que pensa realmente António Costa? Terá ele dito o que pensa sem pensar no que dizia? Ou, como reclama o próprio, ele diz uma coisa aos investidores chineses e outra aos investidores portugueses?
Pós-troika

Comissão aplaude reformas na saúde mas deixa aviso

A Comissão Europeia aplaude várias medidas levadas a cabo por este Governo no setor da saúde, mas alerta que é preciso redobrar esforços para manter os níveis de acesso dos portugueses à saúde.
País

Prevenção da corrupção ainda é "deficiente"

Relatório da Comissão Europeia diz que Portugal ainda não combate efetivamente o crime de corrupção, embora estatísticas nacionais apontem para uma redução do número de inquéritos.
Pós-troika

Bruxelas critica mudanças nos currículos escolares

1.706
A Comissão Europeia diz que as mudanças nos currículos deixam de fora competências-chave e defende que a educação deve continuar no topo da agenda política em Portugal.
Pós-troika

Bruxelas critica estratégia orçamental de Portugal

253
Comissão diz que a estratégia do Governo está demasiado dependente de fatores cíclicos para reduzir défice e dívida.
Mercados Financeiros

Portugal volta a emitir dívida a 10 anos

Portugal volta hoje ao mercado para uma emissão de dívida a 10 anos, esperando captar até 1.250 milhões de euros, segundo o IGCP, que gere a dívida pública portuguesa.
PS

Costa quer cuidado nas promessas. E explica porquê

1.498
O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que é um erro um Governo definir uma estratégia nacional que ignore as negociações a 28 na União Europeia, ficando bloqueado numa única solução.
Pós-troika

Presidente do Eurogrupo: Portugal continua a melhorar

O presidente do Eurogrupo considerou que Portugal está a prosseguir "o caminho das reformas" e de uma "política orçamental prudente", estando em marcha uma "retoma gradual da economia portuguesa".
Pós-troika

Maria Luís: custos do ajustamento não acabaram

A ministra das Finanças afirmou hoje que a conclusão do resgate "foi decisiva" para Portugal, mas alertou que não trava já os custos económicos e sociais do ajustamento. As reformas têm de prosseguir.
Pós-troika

Portas: Dívida vai começar a descer em 2015

Vice-primeiro-ministro garante que a dívida portuguesa vai iniciar em 2015 "uma trajetória descendente". E diz que os "anos de chumbo ficaram claramente lá para trás".
Fundo Monetário Internacional

Ecofin aprova reembolso antecipado de Portugal

Os ministros das Finanças da União Europeia deram hoje também o seu apoio político, em Bruxelas, ao plano de Portugal de pagar antecipadamente parte do empréstimo do FMI.
Pós-troika

Governo manda carta a Bruxelas contestando críticas

O Governo diz que Bruxelas rejeita que tenha havido "retrocessos" nas reformas, como foi dito pela Comissão no fim da primeira avaliação pós-programa. E diz que as medidas foram discutidas previamente
Pós-troika

Um povo que não se governa nem se deixa governar?

1.055
Não foi Passos mas sim Eduardo Lourenço quem primeiro falou de um povo a viver teimosamente acima das suas posses. Teimosamente é mesmo o termo: foi-se a troika, regressam os velhos tempos. Sem emenda
Orçamento do Estado

Troika espera défice acima de 3% em 2015

101
Troika acredita que faltam medidas no Orçamento e que as receitas fiscais estão sobreorçamentadas. E acreditam num défice acima de 3% em 2015, violando as regras europeias.
Orçamento do Estado

Orçamento livre da troika. Será mesmo?

2015 é o primeiro ano após o programa de resgate. Mas a troika continua a "estar presente" na discussão do Orçamento, até porque volta a aterrar na Portela alguns dias após a entrega do documento.
Coligação

Portas dá 10 argumentos para reduzir o IRS em 2015

387
Líder do CDS fechou a rentrée com um desafio ao centro direita: deve ter a ambição de ganhar as legislativas. Mas também ao Governo, para que abra outra fase. Já o Novo Banco, é para vender rápido.
Pós-troika

Portas vs. Lagarde: "Só pode ter sido um lapso"

Portas diz que a diretora do FMI só pode ter cometido um "lapso", quando disse que só Espanha está no caminho certo. Ministra das Finanças alerta que economia vai crescer com sobressaltos.
Orçamento do Estado

Retificativo avança depois das decisões do TC

O Governo já tem em marcha o segundo Retificativo do ano. Mas só o aprova depois das decisões do TC da próxima semana. Juízes devem decidir na quarta e quinta-feira. Há um chumbo provável.
Pós-troika

Défice do Estado sobe com empréstimo ao Novo Banco

453
O empréstimo para financiar o Novo Banco terá impacto no défice. A ministra quer convencer o Eurostat a escaparem aos objectivos definidos na UE. E não aplicará mais medidas.
Salários

Cavaco ao TC: país tem "obrigações internacionais"

234
Ao contrário de pedidos de fiscalização anteriores, o texto do PR que justifica o pedido de fiscalização não se estende em argumentos contra as leis. E lembra as "obrigações" que o país tem com a UE.
Crise no GES

Dinheiro do Estado no BES já no domingo

2.551
O Banco de Portugal e o Governo estão prontos a acionar a linha da troika para salvar o BES já no domingo, diz o Expresso. Modelo e a quantia estão a ser ultimados. Ativos 'tóxicos' vão ser separados.
Comissão Europeia

Passos negoceia com Juncker cargo para Maria Luís

159
Juncker e Passos falaram várias vezes nas últimas 24 horas, negociando uma pasta forte para Maria Luís Albuquerque. Primeiro-ministro anuncia hoje a decisão. Conselho de Ministros discutiu o tema.
Tribunal Constitucional

TC pronto a decidir CES esta semana

Tudo estará encaminhado no TC para decidir sobre a Contribuição de Solidariedade ainda esta semana. Juízes estão muito divididos, mas há indícios de que o diploma pode passar.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site