Partidos e Movimentos

Saúde

Ministro da Saúde nega estar cativo das Finanças 

Galriça Neto acusa ministro da Saúde de "estar cativo do ministro das Finanças". Adalberto Fernandes reagiu: "Não aceitamos que estamos cativos uns nos outros. Estamos cativos do interesse público".
Presidente Marcelo

Marcelo pronto para acompanhar partidos

No congresso do PSD, Nuno Morais Sarmento pediu a Marcelo que apoie pactos de regime para fazer reformas para o país. O Presidente da República está pronto a acompanhar a convergência entre partidos.
Estados Unidos da América

Alfred Hoffman quer lei contra armas de assalto 

Alfred Hoffman, que já angariou milhões para candidatos e causas do Partido Republicano, diz que não apoia mais campanhas "a menos que todos apoiem a proibição de armas de assalto".
Angola

Angola realiza autárquicas antes de 2022

João Lourenço anunciou que o Executivo vai preparar as condições para que as eleições autárquicas se realizem antes das eleições gerais de 2022. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Presidente Marcelo

Marcelo recebe Rui Rio esta segunda-feira 

Marcelo Rebelo de Sousa recebe Rui Rio após o 37.º congresso do PSD. O novo líder do partido é o último a reunir com o Presidente da República.
África do sul

Combate à corrupção é prioridade na África do Sul

O novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que substituiu Jacob Zuma, elegeu como grande prioridade do seu mandato o combate à corrupção no país.
África do sul

Cyril Ramaphosa substitui Jacob Zuma

Cyril Ramaphosa foi eleito presidente da África do Sul, após Jacob Zuma ter renunciado ao cargo na quarta-feira à noite. O atual governante representa a ala moderada do ANC.
Angola

José Eduardo dos Santos no Conselho da República

225
José Eduardo dos Santos foi nomeado por João Lourenço, esta quinta-feira, para o Conselho da República. Também Paulo Kassoma, como representante do MPLA, foi nomeado.
Filipinas

Duterte oferece recompensa a quem matar comunista

Duterte ofereceu dinheiro a quem matar um rebelde comunista do NEP. É a segunda vez em poucos dias que causa polémica: há dias, pediu aos soldados que atirem nos órgãos genitais de mulheres do grupo.
África do sul

Jacob Zuma demite-se se moção for aprovada

Jacob Zuma acabou por indicar que aceitará a decisão do Parlamento, de deixar o cargo, rejeitando, porém, a exigência do ANC para se demitir antes da votação de quinta-feira à tarde.
Angola

MPLA critica UNITA por votar contra OE para 2018

O Orçamento do Estado de João Lourenço foi aprovado apenas com 136 votos a favor do MPLA. O partido critica agora a UNITA por ter votado contra.
Alemanha

SPD defende acordo de coligação com Merkel 

Olaf Scholz defende acordo de coligação com Merkel porque o partido incluiu no acordo "matérias fulcrais relacionadas com as áreas do trabalho, educação, tecnologia e habitação social".
África do sul

Jacob Zuma considera "injusta" ordem de demissão

O ANC indicou esta quarta-feira que, caso Zuma não se demita, está já marcada para a tarde de quinta-feira a apresentação, no parlamento, de uma moção de censura.
Angola

OE de João Lourenço aprovado só com votos do MPLA

A proposta de lei do Orçamento Geral do Estado para 2018 de João Lourenço foi aprovada com 136 votos a favor, dos membros do MPLA. O documento recebeu 18 abstenções.
PSD

Abreu Amorim deixa direção do grupo parlamentar

469
O vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata, que apoiou Santana Lopes nas eleições para a presidência do partido, diz que não assumirá qualquer cargo no PSD com o novo líder, Rui Rio.
Assembleia Da República

Acordo para fim de prazo nos novos casamentos

804
PS, Bloco e PAN querem acabar com o prazo para casar uma segunda vez. Atualmente os homens podem casar 180 dias depois do divórcio e as mulheres podem fazê-lo 300 dias depois.
Parlamento

Hugo Soares acusa Carlos César de insultar PSD

199
O líder parlamentar do PS, Carlos César, acusou o PSD de ter "subido mais um degrau" na irresponsabilidade no parlamento, o que Hugo Soares, PSD, considerou insultuoso para o partido.
São Tomé e Príncipe

Maioria parlamentar aprova orçamento para 2018

O Orçamento do Estado são-tomense foi aprovado esta quinta-feira e prevê uma taxa de crescimento de 5% para 2018 e dos 133 milhões de euros que corresponde ao seu valor global.
Partidos e Movimentos

Partidos de acordo na violência no namoro

Os partidos estão de acordo nas leis sobre a violência no namoro e a inclusão dos jornalistas nas profissões de proteção acrescida. As propostas ainda têm de ser aprovadas pela Assembleia da República
Espanha

Sondagem: Ciudadanos ultrapassa Podemos

Na primeira sondagem nacional depois das eleições na Catalunha, o Ciudadanos torna-se a terceira maior força política. Os maiores partidos, PP e PSOE, descem nas intenções de voto.
Moçambique

Moçambique quer encontrar responsáveis por ataques

Os ataques armados que ocorreram em Mocímboa da Praia estão na ordem do dia e o partido no poder, Frelimo, quer responsabilizar os autores e prevenir futuros conflitos.
Guiné-Bissau

Polícia faz busca na sede do PAIGC 

Na nota emitida pela Vara Crime do Ministério Público, lê-se que a polícia tem ordens para proceder a busca, revista e apreensão de armas de fogo, catanas e quaisquer outros materiais cortantes.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Sede do PAIGC cercada pela polícia

A sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) está cercada pela polícia. Dentro da sede estão mais de 200 pessoas, entre militantes e dirigentes.
Venezuela

Venezuela. México abandona mediação no diálogo

Após a decisão de Caracas de convocar eleições presidenciais até finais de abril, o México decidiu abandonar a mediação no diálogo entre Governo e oposição porque considera a situação "lamentável".
Timor-Leste

Quarto partido cumpre "qualquer decisão" do PR

O Partido Democrático afirmou que "o Presidente da República é que decide" e que o partido "está pronto para qualquer decisão", referindo-se à crise política que atravessa Timor-Leste.
Lesados do BES

Partidos pedem solução para lesados do BES e Banif

Os partidos querem novas soluções para os lesados do BES/GES e do Banif. Apesar do consenso global, o debate motivou uma dura discussão política entre a esquerda e o PSD.
Animais

Partidos querem diminuir atropelamentos de animais

390
O PEV, o PAN e o BE querem monitorizar e diminuir os atropelamentos de animais selvagens nas estradas nacionais. Os projetos de resolução vão ser apresentados na sexta-feira no parlamento.
Hong Kong

Joshua Wong condenado a três meses de cadeia

Joshua Wong, de 21 anos, deu-se como culpado por não ter respeitado uma ordem judiciária que exigia o fim de um acampamento erguido durante as manifestações na antiga colónia britânica.
Timor-Leste

Parlamento timorense só retoma no fim do mês

Apesar de a oposição insistir na realização do plenário nos dias 15 e 16 de janeiro, com dois assuntos na agenda, Aniceto Guterres Lopes diz que "a exigência" não pode ser satisfeita.
Governo

O pudim

334
A imagem que define o que vivemos não vem da política nem da História mas sim da culinária: nós somos um pudim. Pouco consistente mas um pudim em que as diversas fatias se amparam umas às outras
Guiné-Bissau

Comunidade internacional acusada de passividade

O porta-voz do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados com a crise política, Sumaila Djaló, afirmou que a atuação da comunidade internacional "apenas permite ao Presidente ganhar tempo".
Financiamento dos Partidos

Glutões, comilões e outros …“ões”!

388
E se os partidos não tivessem qualquer isenção fiscal? E se o valor da subvenção pelo voto deixasse de estar dependente do IAS e fosse reduzida? O país perde se partidos receberem menos apoio público?
Sindicato dos Jornalistas

"Falta de respostas" às necessidades da Lusa  

A reunião com os grupos parlamentares aconteceu devido à saída de jornalistas do quadro e das secções nacional e internacional. A substituição destes jornalistas tem sido "sucessivamente adiada".
PGR

PSD acusa Governo de desrespeitar PR

119
Hugo Soares defende que uma ministra da Justiça não pode ter opiniões jurídicas públicas apresentadas como pessoais e que o tema da PGR "desrespeita o papel constitucional do Presidente da República".
Orçamento do Estado

Governo gastou um terço da "almofada financeira"

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, dos 968,6 milhões de euros da almofada financeira de segurança estimada para 2017, o Governo usou 332,7 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2017.
Política De Saúde

PS a favor do uso terapêutico de canábis

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte da direção da bancada do PS, na véspera do debate dos dois diplomas. PSD, PCP e PEV ainda não informaram sobre o sentido do seu voto.
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição questiona venda de terreno

O vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde afirmou que está em causa "a lisura e a transparência em torno" do processo da venda do terreno ao ex-embaixador da UE.
Câmara Municipal Lisboa

Reserva de 100 milhões criada para contingências

A reserva foi criada para situações como a da Taxa Municipal de Proteção Civil, cujo valor a devolver aos proprietários que pagaram a taxa desde que foi criada, em 2015, é de 58 milhões de euros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Declarações de Ana Gomes são "graves"

208
Em causa está a denuncia por suspeitas de benefício pessoal e favorecimento na alegada compra de um terreno por José Manuel Pinto Teixeira, feita pela eurodeputada Ana Gomes.
Parlamento

Motociclos pagam metade da portagem da classe 1

3.483
O projeto pretende que "a tarifa de portagens para aplicação aos motociclos seja equivalente a 50% do valor correspondente à classe 1" e foi aprovado com a abstenção do PSD.
Política

Partidos e vizinhos

A associação secreta vulgarmente referida por Assembleia da República e a Câmara de Lisboa decidiram contribuir generosamente para confortar os cidadãos na sua pouco simpática visão da classe política
Ensaios do Observador

Especial/ Como se financiam os partidos lá fora?

903
Os partidos alemães conseguem dinheiro como? E os franceses? E os espanhóis? Com a discussão sobre o financiamento na estaca zero, o que aprendemos olhando lá para fora? Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
Financiamento dos Partidos

Os partidos não precisam de nós

1.696
Os partidos são a prova de que em Portugal quem tem o Estado, tem tudo: financiados com dinheiro público, não precisam da nossa militância, nem do nosso afecto nem sequer do nosso respeito.
África do sul

TC decide se Jacob Zuma vai ser destituído

O Tribunal Constitucional decide esta sexta-feira se o presidente, Jacob Zuma, vai ser destituído depois de ter utilizado dinheiros públicos para aumentar a sua residência privada.
Financiamento dos Partidos

Suicídios partidários

786
Os partidos andam a suicidar-se. No caso das alterações às regras do seu financiamento alimentaram mais uma vez o monstro do populismo.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Sede da oposição cercada 

Os militares "Cortaram a rua de acesso à sede e estão a deter os militantes do partido que encontram pelas ruas", disse Mariano Ona, acrescentando que "não indicam a razão" pela qual o fazem.
Financiamento dos Partidos

Ex-presidente da Entidade das Contas crítica lei

549
Margarida Salema insurgiu-se contra a forma como decorreu o processo legislativo que alterou quatro leis orgânicas, sem debate público: "O projeto de lei deu entrada no dia 19, foi aprovado no dia 21"
Financiamento dos Partidos

Santana não gostou do que leu sobre financiamento

154
O candidato à presidência do PSD disse que "gostava de ter uma explicação" para o que leu sobre a lei do financiamento de partidos. Santana Lopes realçou que não falou com nenhum responsável.
Assembleia Da República

O Natal dos partidos políticos (é à grande)

13.664
Os partidos (PS, PSD, PCP, BE, PEV) legislaram em benefício próprio, amealhando milhões de euros à conta do Estado. E, para fugir ao escrutínio público, fizeram-no da forma mais opaca possível.
Angola

Angola. UNITA quer despartidarização do Estado

"Façamos de 2018, o ano da despartidarização do Estado e da reconciliação nacional", exortou Isaías Samakuva, que vai continuar à frente dos destinos do partido até 2019.
CDS-PP

CDS contesta fim do limite máximo de angariação

O CDS afastou-se do acordo global para o fim do limite máximo para angariação de fundos por parte dos partidos. Todas as outras bancadas parlamentares estão a favor.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR recebe 5 partidos quinta-feira

O Presidente da Guiné-Bissau pretende ouvir os representantes de cinco partidos com assento parlamentar para discutir a saída da crise política que afeta o país.
Catalunha

Puigdemont encerra campanha em videoconferência

A intervenção em direto, apresentada como um megacomício de encerramento da campanha da lista "Juntos pela Catalunha", foi transmitida para cerca de 100 espaços públicos na comunidade autónoma.
Peru

Odebrecht: Peru pede para levantar sigilo bancário

Pedro Kuczynsk vai pedir levantamento do sigilo bancário "para que analisem tudo o que quiserem". As declarações surgem na sequência das acusações de pagamentos pela Odebrecht a uma das suas empresas.
Timor-Leste

Timor. Oposição pede que Parlamento cumpra funções

O porta-voz da aliança da oposição timorense mostrou-se "preocupadíssimo" com a posição do presidente do Parlamento Nacional, que ao longo das últimas semanas não tem agendado sessões plenárias.
Pedro Santana Lopes

Governação do país "precisa de ser reinventada"

388
Santana Lopes afirmou esta quarta-feira que a sua candidatura à liderança do PSD não serve para "gerir o que já existe", salientando que a governação do país "precisa de ser reinventada".
PSD

PSD quer reforçar direitos das minorias

Marques Guedes apresentou o diploma que que visa reforçar os direitos das minorias. O deputado social-democrata espera que a iniciativa do PSD conduza a um trabalho "sério e responsável".
PS

PS. Militantes adversários vão ser suspensos

A Comissão Política do PS vai reunir para dar início ao processo de suspensão dos quase 300 militantes que se candidataram em listas adversárias nas Autárquicas. António Costa não vai estar presente.
Timor-Leste

Timor. Orçamento retificativo é essencial

O ministro das Finanças timorense defendeu a aprovação do Orçamento Retificativo, considerando que é essencial para "responder às necessidades do país num momento crítico como o atual".
Venezuela

Partidos impedidos de participar nas presidenciais

Os três principais partidos da oposição não participaram nas eleições de domingo, alegando falta de confiança no Conselho Nacional Eleitoral.
Guiné-Bissau

Partidos guineenses manifestam desagrado

O grupo manifesta o "desagrado pela falta de audição" por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) dos partidos sem assento parlamentar.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Manifestação da oposição proibida

135
Segundo o Procurador-Geral guineense, Bacari Biai, a Constituição do país "não prevê a realização de manifestações a qualquer momento".
Energias Alternativas

Costa promete baixar fatura energética

224
Portugal vai manter a aposta no desenvolvimento das energias renováveis para atingir as metas do Acordo de Paris, disse António Costa no final da 13ª Cimeira Luso-Marroquina, em Rabat.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site