Partidos e Movimentos

Moçambique

Moçambique. Oposição não criou cultura política

Um historiador francês diz que os partidos de oposição moçambicana ainda não conseguiram apresentar propostas alternativas. Michel Cahen defende que a capital do país não devia ser Maputo.
Partidos e Movimentos

PPM: proibir partidos regionais é inconstitucional

118
O deputado único do PPM quer a eliminação da proibição de partidos regionais nos Açores. Paulo Estêvão diz que tal decisão é inconstitucional.
PSD

Primárias são "confissão de nulidade" dos partidos

610
Dirigente socialista anti-geringonça foi convidado do PSD. Criticou abertura dos partidos a primárias e ironizou sobre "companhias exóticas" do PS. Recordou consensos com PSD e exaltou a liberdade.
PSD

Pedro Pinto cria grupo para democracia interna

296
O novo líder da Distrital de Lisboa do PSD vai criar um grupo de trabalho para repensar a democracia no partido, depois da reportagem do Observador. Miguel Poiares Maduro defende primárias alargadas.
Democracia

A democracia vista por baixo

534
Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns.
Investigação

Especial/ Carrinhas, listas e cacicagem na guerra do PSD

3.077
Militantes que nunca pagaram quotas e votaram sem saber em quem. Carrinhas a descarregar eleitores à porta do hotel. As tácticas dos caciques. E as manobras das fações rivais na guerra pelo PSD/Lisboa
Carlos César

BICA: as nomeações de familiares e melhores amigos

A sobrinha de Carlos César na Câmara de Lisboa, o melhor amigo do primeiro-ministro na TAP e o argumento "merda para isto" - em debate no BICA entre Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Vítor Matos
Função Pública

Que mal têm os "jobs for the boys"?

"Quem acede ao serviço público por ser familiar ou amigo daquele que o nomeou fica a dever um favor. O que põe em causa a sua capacidade para exercer o cargo com isenção", sublinha Rui Ramos.
Partidos e Movimentos

O problema são os partidos (e a solução também)

435
Se Tsipras, Iglesias, Wilders, Le Pen ou Trump tomaram conta do espaço público, ou dos governos, foi porque os políticos do modelo habitual perderam a iniciativa.
Autárquicas 2017

Candidatos do PSD prometem "rigor e transparência"

Os candidatos do PSD às eleições autárquicas de outubro vão assinar sete compromissos, entre os quais se encontram o "rigor na gestão" ou a "transparência na decisão".
PCTP/MRPP

Garcia Pereira e a traição do "pai" Arnaldo Matos

837
Garcia Pereira decidiu finalmente falar sobre Arnaldo Matos, o seu mentor político e fundador do MRPP. É o fim de um longo silêncio depois de ser chamado de "canalha" e de "chulo" no jornal do partido
Partidos e Movimentos

Financiamento dos partidos. AR não pode delegar

Tribunal Constitucional sustenta que Assembleia da República não pode delegar ou transferir competências próprias em matéria de financiamento partidário para as assembleias legislativas regionais.
Londres

Arnaldo Matos defende legitimidade de atentado

7.207
A falar de Londres, o fundador do MRPP reconhece direito de se usar "todos os meios para destruir o imperialismo nos covis das suas capitais". E que o mesmo pode ocorrer cá por culpa de PS, PSD e CDS.
PNR

PNR em protesto junto ao Congresso dos Jornalistas

312
Partido de extrema-direita, que recolheu apenas 0,5% dos votos nas últimas eleições legislativas, queixa-se de falta de atenção mediática e acusa jornalistas de "censura".
Política

Vêm aí os liberais. E querem criar um partido

3.396
Em setembro foi criada a associação Iniciativa Liberal e o objetivo é, caso haja condições, formar um partido. Ideologicamente, ficará "à direita de Costa e à esquerda de Passos", diz Adelino Maltez.
Reino Unido

Movimento neonazi britânico proibido por lei

O 'National Action', que manifestou apoio ao homem que matou a deputada Jo Cox, é o primeiro grupo a ser interdito nos termos da legislação designada como Terrorism Act 2000.
Presidência da República

Partidos marcam lugar no ringue da especialidade

Marcelo tem garantia de PCP e PEV que orçamento passa, mas terá de ser remendado na especialidade. CDS apresenta-se ao Presidente como a oposição que apresenta alternativas, por contraponto com o PSD.
Presidência da República

PR ouve partidos. Meio ano depois, Passos vai

O Presidente começa esta quinta-feira a ouvir os partidos sobre o Orçamento do Estado. Após ter ouvido recados de Marcelo na véspera da entrega do OE, Passos volta sexta-feira às audiências em Belém.
Orçamento do Estado

OE. Esquerda aplaude, direita critica

Assim que Mário Centeno terminou a apresentação do OE, os partidos começaram a reagir. À esquerda, os partidos preferiram concentrar-se nos aspetos positivos, mas a direita deixou críticas duras.
Pedro Sánchez

De Sánchez a Costa: problemas da social-democracia

925
Em Espanha, Pedro Sánchez fez-se radical e tentou aliar-se ao radicalismo para continuar à frente do partido e chegar ao governo. Falhou. Em Portugal, António Costa conseguiu. É a diferença.
Partidos e Movimentos

Portimão: Símbolos do PSD vandalizados em rotunda

Os símbolos do PSD colocados numa das nove rotundas concessionados a privados em Portimão "têm sido vandalizados", o que motivou uma queixa contra desconhecidos na PSP, disse o presidente da concelhia
PCP

O PCP e o "espalhar com as patas" do Bloco

838
O líder parlamentar do PCP sugeriu num artigo de opinião do jornal "Avante!" que uns partidos que fazem parte da atual solução governativa andam a "juntar com o bico" e o BE a "espalhar com as patas".
Crise Política no Brasil

Partido de Dilma quer eleições antecipadas

274
O Partido dos Trabalhadores, da ex-Presidente Dilma Rousseff, alvo de um polémico processo de destituição, quer eleições diretas antecipadas para a Presidência. As eleições estão marcadas para 2018.
Política

Tino de Rans vai lançar partido TOP

2.452
O candidato presidencial, Tino de Rans, vai no sábado à Festa do Livro de Belém, no Palácio de Belém para "simbolicamente" recolher a 1.ª assinatura para a criação do partido TOP -- Todo o Português.
Caixa Geral de Depósitos

Imagina o que os partidos já disseram da Caixa?

O PSD quis privatizar. O CDS contribuiu para que recuasse. O PS desgastou-se neste processo. E O PCP e o Bloco têm sapos para engolir se aprovarem o retificativo que vai reforçar uma Caixa pública.
PAN

Primeira audição: PAN pediu responsabilidade

427
O deputado único do Pessoas-Animais-Natureza afirmou que será "responsável" quanto ao Orçamento do Estado de 2017, apelando ao mesmo sentido de responsabilidade por parte de todos os partidos, após audiência com o Presidente da República.
PCTP/MRPP

A luta continua (contra Garcia Pereira)

899
Garcia Pereira, ex-secretário-geral do PCPT/MRPP, voltou a ser duramente criticado no Luta Popular. O órgão oficial do partido publica o perfil de um "anti-comunista", "canalha" e réptil seboso".
Política

TC vê irregularidades nas contas de 14 partidos

O Tribunal Constitucional detetou irregularidades nas contas de 14 partidos relativas a 2012, incluindo pagamentos em dinheiro acima do limite legal no PCP e uma sobreavaliação de rendimentos no PS.
Política

Tino de Rans. Partido vai chamar-se Povo Acordado?

Na iniciativa para escolher o nome do partido político que o ex-candidato presidencial Vitorino Silva pretende lançar, participaram 707 pessoas. Povo Acordado foi o nome que reuniu mais votos.
Partidos e Movimentos

"Tino de Rans" vai formar partido

O candidato das últimas eleições presidenciais Vitorino Silva, conhecido por "Tino de Rans", vai formar um partido político e referendar o seu nome numa viagem de 24 horas pelo país.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Há consensos não formais entre partidos 

Presidente da República defende que já "existem consensos" em algumas áreas, embora não formalizados, quando questionado sobre dificuldades de entendimento entre partidos apontadas por Passos.
PCTP/MRPP

Sede do MRPP vandalizada. Garcia Pereira é acusado

398
A sede do MRPP foi vandalizada com graffiti a dizer que aquela era a "sede do Daesh". O líder do MRPP acusa "grupelho" de Garcia Pereira, que se demitiu em novembro, de estar por trás de tudo.
União Europeia

Líderes da UE discutem Brexit e refugiados

Entre quinta e sexta-feira os chefes de Estado da União Europeia reúnem-se em Bruxelas para discutir a permanência do Reino Unido na UE e a crise dos refugiados.
Partidos e Movimentos

Ordenados de reguladores discutidos no parlamento

O requerimento do PSD para ouvir as comissões de fixação de vencimentos das diversas entidades reguladoras nacionais, a propósito de notícias sobre a Autoridade Nacional de Aviação Civil.
Governo

Concurso para empreendedores modernizarem estado

193
Governo vai lançar um concurso em março para os empreendedores apresentarem projetos e aplicações que possam simplificar os procedimentos da administração pública.
Orçamento do Estado

PCP adianta quatro propostas de alteração ao OE

1.465
PCP adianta quatro propostas de alteração ao Orçamento do Estado 2016 que estão "em melhores condições de avançar" na discussão em sede de especialidade, na Assembleia da República.
Orçamento do Estado

Bloco quer valor fixo para deduções na educação

237
A porta-voz do BE defendeu um valor fixo para as deduções de educação em sede de IRS, considerando que, na discussão do Orçamento do Estado para 2016 na especialidade, a medida "pode ser aprovada".
Legionella

Legionella. BE quer fiscalização do ar interior

O Bloco de Esquerda apresenta hoje no parlamento uma proposta reintroduzir a fiscalização da qualidade do ar no interior dos edifícios climatizados e evitar propagação da 'legionella'.
Lisboa

Obras no eixo central de Lisboa arrancam em março

A requalificação do eixo central da cidade, entre Picoas e o Saldanha, deve custar cerca de 7,5 milhões à Câmara de Lisboa e as obras devem arrancar em meados de março e terminar no início de 2017.
Caso Petrobras

Brasil. Juiz diz que há provas de subornos

O juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras, disse ao Tribunal Superior Eleitoral que ficou "comprovado o direcionamento de propinas (subornos) no esquema da Petrobras para doações eleitorais registadas" no Brasil.
Orçamento do Estado

Costa: mais 2 vídeos sobre medidas para famílias

318
Primeiro-ministro divulgou mais dois vídeos no portal do Governo, na página Twitter do executivo e no Youtube sobre o Orçamento, ambos sustentando haver melhorias nas medidas tomadas para as famílias.
Governo

BE quer fiscalização da qualidade do ar interior

O BE volta a defender o regresso da fiscalização da qualidade do ar interior e das auditorias à presença de bactérias do género 'legionella', como previsto num decreto de 2006 abandonado em 2014.
Futuro da Grécia

Grécia acusa 'troika' de divergências internas

O primeiro-ministro grego disse hoje que o processo de avaliação sobre os progressos de reformas na Grécia está atrasado devido a divergências entre as instituições credoras.
Orçamento do Estado

Mário Centeno reafirma que carga fiscal vai descer

264
O ministro das Finanças reafirmou hoje, em Faro, que a carga fiscal vai diminuir em 2016, contrariando as acusações feitas pelos partidos de Direita de um aumento do peso dessa receita sobre o PIB.
TAP

Passos: Atitude do Governo com a TAP "lamentável"

267
Pedro Passos Coelho, considerou "lamentável" que o Governo tenha omitido aos portugueses a eventual entrada de capital chinês na TAP e quer esclarecimentos sobre a matéria "rapidamente" no Parlamento.
Governo

Passos Coelho pede "decoro" ao Governo

109
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, pediu hoje "decoro" ao Governo para que não peça aos sociais-democratas que apoiem as atuais políticas, considerando que as mesmas revertem todo o trabalho do anterior executivo.
Media

Aos 85 anos, Avante!

O jornal Avante!, que está a assinalar 85 anos de existência, metade dos quais na clandestinidade como órgão antifascista, continua a afirmar-se hoje como um instrumento do PCP a favor das "aspirações dos trabalhadores e do povo".
Orçamento do Estado

16 ministros explicam o Orçamento

Dezasseis dos 17 ministros do Governo chefiado por António Costa estão hoje por todo o país em sessões de esclarecimento com militantes e simpatizantes socialistas sobre o Orçamento do Estado para 2016.
Economia

Passos: aumento dos combustíveis "não faz sentido

309
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse, em Torres Vedras, que não faz sentido aumentar o preço dos combustíveis, alertando para os impactos negativos sobretudo nos transportes, na agricultura e nas empresas exportadoras.
Moçambique

Líder da Renamo reaparece e diz que vai governar

O líder da Renamo recebeu quinta-feira um grupo de jornalistas numa base militar no sopé da serra da Gorongosa, centro de Moçambique, para acabar com especulações sobre o seu paradeiro e insistiu que governará seis províncias em março.
Orçamento do Estado

Cristas:Combustíveis são "mais um sinal de alarme"

A candidata à liderança do CDS-PP disse que a antecipação da receita do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos é "mais um sinal de alarme", acusando o Governo de querer "dar com uma mão aquilo que depois vai tirar" com duas.
Parlamento

Hoje há debate quinzenal. OE e TAP em foco

Orçamento do Estado e as decisões sobre a TAP deverão marcar o debate quinzenal marcado para esta sexta-feira que será seguido pelo debate de preparação do Conselho Europeu.
Economia

INE deve confirmar crescimento de 1,5% em 2015

O INE deve confirmar que a economia portuguesa cresceu 1,5% em 2015, em linha com o previsto pelo Governo e antecipado por analistas contactados pela agência Lusa.
Mercados Financeiros

Cristas preocupada com subida de juros

113
A candidata à liderança do CDS-PP disse que o aumento dos juros da dívida soberana portuguesa é preocupante e exige "muita atenção", considerando que estas notícias não dão tranquilidade a ninguém.
Orçamento do Estado

OE.PSD quer envio de errata e "texto consolidado" 

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, pediu ao Governo rapidez na entrega do "texto consolidado" e da errata da proposta de Orçamento do Estado para 2016, que deverá corrigir as "incorreções, erros e gralhas" do documento original.
Orçamento do Estado

Costa, "acima de tudo", quis ficar na zona euro

O secretário-geral do PS afirmou que preferia a versão inicial do Orçamento do que a final negociada com Bruxelas, mas frisou que, "acima de tudo", prefere ter a versão atual e continuar na zona euro.
Língua

PSD e CDS querem promoção de português no Brasil

A criação da Escola Portuguesa de São Paulo e garantir a cooperação do instituto Camões na recuperação do Museu da Língua Portuguesa, parcialmente destruído por um incêndio, são propostas que serão discutidas no parlamento esta quinta-feira.
Eutanásia

PSD. Eutanásia é importante mas não prioritário

Luís Montenegro remeteu para a sociedade civil a realização de um "bom e amplo debate" acerca da eutanásia. O PSD fará a sua discussão internamente de um tema importante mas não prioritário.
Inundações

Lesados das cheias de Albufeira vão ser apoiados

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Faro anunciaram que o Governo vai divulgar "dentro de dias" as linhas de crédito e as condições de elegibilidade para apoio aos lesados das cheias registadas em Albufeira.
Casa Branca 2016

Trump e Sanders à frente no New Hampshire

O magnata Donald Trump e o senador Bernie Sanders deverão ganhar no estado norte-americano do New Hampshire, segundo uma sondagem divulgada pela CNN.
Orçamento do Estado

Défice excessivo? Só terminará em 2017

O secretário de Estado do Orçamento, João Leão, admitiu que o Governo tem dúvidas de que Portugal saia do Procedimento por Défices Excessivos (PDE) este ano, garantindo que isso acontecerá, "sem dúvida", em 2017.
TAP

PSD/Porto quer conhecer estratégia da TAP

Deputados do PSD eleitos pelo Porto pediram esclarecimentos ao Governo sobre a reaquisição de ações da companhia aérea TAP e sobre a estratégia para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Orçamento do Estado

PCP: "Limitado avanço" era impossível com direita

Jerónimo afirmou que o "pouco e limitado avanço" nas negociações com o Governo de António Costa não teria sido possível com o PSD/CDS-PP.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site