Manifestações

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Manifestação da oposição proibida

135
Segundo o Procurador-Geral guineense, Bacari Biai, a Constituição do país "não prevê a realização de manifestações a qualquer momento".
Lesados do BES

Grupo de lesados do BES em manifestação

Um grupo dos lesados do BES concentra-se esta quinta-feira no Porto para exigir soluções. Esta é a segunda manifestação que se realiza este mês.
Guiné-Bissau

Manifestação em Bissau decorre sem incidentes

A manifestação dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau contra o chefe de Estado decorreu sexta-feira sem registo de qualquer incidente e com a presença discreta das forças de segurança.
França

França. Manifestações contra as reformas de Macron

A polícia diz que a manifestação desta quinta-feira em Paris teve oito mil pessoas. O sindicato CGT diz que foram 40 mil pessoas. Estão previstas 170 manifestações em todo o país.
Guiné-Bissau

Guiné. "Intervenção excessivamente violenta"

A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou a "intervenção excessivamente violenta" da polícia contra manifestantes. 14 pessoas foram detidas e mais de uma dezena teve de ser assistida.
Guiné-Bissau

Bissau. Polícia usa gás lacrimogéneo em marcha

A polícia da Guiné-Bissau dispersou com gás lacrimogéneo uma marcha de partidos democráticos, depois de manifestantes tentarem invadir a Praça do Império, onde está situada a Presidência da República.
Guiné-Bissau

Polícia afasta manifestantes com gás lacrimogéneo

A polícia da Guiné-Bissau dispersou esta quinta-feira, com gás lacrimogéneo uma marcha do coletivo de partidos democráticos, depois de os manifestantes tentarem invadir a Praça do Império em Bissau.
Professores

"É como se estivesse no primeiro ano da carreira"

668
Cerca de 10 mil professores (contas da Fenprof) protestaram esta manhã em Lisboa, em frente ao Parlamento. Muitos dão aulas há mais de dez anos, mas recebem como se estivessem em início de carreira.
Polónia

Polónia. Marcha junta mais de 100 mil pessoas

288
A marcha de comemoração do Dia Nacional da Polónia juntou mais de 100 mil pessoas nas ruas de Varsóvia, durante o fim de semana. "Europa branca de nações eternas" era um dos muitos slogans existentes.
UGT

Governo tem de reunir, "se não vai ter guerra"

594
Secretário-geral da UGT diz que vai estar ao lado da CGTP no protesto marcado pela Fenprof. Carlos Silva ameaça com "guerra sem tréguas" se Governo não se sentar à mesa para negociar com professores.
Soares da Costa

Soares da Costa. Trabalhadores em manifestação

Cerca de uma centena de trabalhadores da Soares da Costa concentraram-se esta terça-feira diante do Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia e prometem ir para a porta do primeiro-ministro.
Manifestações

Manifestantes pediram 1% do orçamento para cultura

Cerca de cem pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, no Campo das Cebolas, em Lisboa, exigindo 1% do Orçamento do Estado para a cultura.
Incêndios

Especial/ Esta não foi uma manifestação silenciosa

779
Familiares de vítimas exibiram o nome de quem perderam estampado nas t-shirts. Outros chegaram como cidadãos envergonhados. Na manifestação que seria silenciosa, houve confrontos físicos e políticos.
Manifestações

Protesto de polícias desmobiliza de São Bento

O protesto das forças de segurança, em Lisboa, junto do parlamento e da residência do primeiro-ministro, começou a ser desmobilizado cerca das 21h30.
Manifestações

Segurança. Protesto dirige-se para a Assembleia

Uma parte dos manifestantes de forças de segurança que estão concentrados junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, começou a retirar-se do local e a dirigir-se para a Assembleia da República.
CGTP

CGTP: "grande manifestação" a 18 de novembro

292
O líder da CGTP anunciou esta terça-feira uma manifestação nacional em Lisboa a 18 de novembro. Arménio Carlos lançou ainda uma petição, que diz ser "um marco no combate à precariedade".
Catalunha

El Corte Inglés não abre na Catalunha

108
O gigante espanhol juntou-se ao pequeno comércio e não vai abrir no próximo domingo, dia de referendo na Catalunha. A Zara e a Massimo Dutti recusam fechar as portas.
Catarina Martins

"Secretário de Estado teve declarações infelizes"

A líder bloquista mostrou o seu desagrado em relação às declarações de Manuel Delgado, que disse ser "um tormento" governar numa altura de tantos protestos e manifestações.
França

França. Governo aprova reforma da lei do trabalho

Executivo francês aprova hoje o projeto de reforma que tem sido alvo de fortes críticas pelos sindicatos e pelos trabalhadores. Para esta sexta-feira, já foram convocadas 200 manifestações.
Manifestações

Franceses saem à rua contra reforma laboral

Milhares de pessoas manifestaram-se novamente contra a reforma das leis do trabalho em França. No manifesto participaram 16 mil pessoas segundo a polícia, e 55 mil manifestantes segundo os sindicatos.
Catalunha

As imagens que estão a marcar os protestos

Depois de 14 detenções e 41 buscas, os catalães saíram à rua para lutar pela existência do referendo de 1 de outubro. As imagens falam por si.
Manifestações

Protesto dos enfermeiros enchem ruas de Lisboa

208
As vozes de descontentamento de milhares de enfermeiros encheram várias ruas de Lisboa, esta sexta-feira, num protesto que os profissionais consideram como sinal de união e de mobilização da classe.
Enfermeiros

Adiamentos e protestos na greve dos enfermeiros

O primeiro de cinco dias de greve dos enfermeiros fica marcado por adiamentos de cirurgias e manifestações em frente a hospitais. A adesão a nível nacional ronda os 85%.
Manifestações

Cem professores manifestam-se em Matosinhos

Cerca de 100 professores dos quadros estão hoje concentrados em frente ao centro de congressos de Matosinhos para protestar contra um concurso que consideram "injusto e ilegal".
Porto

Trabalhadores da PT/MEO marcam concentração

Os órgãos representativos dos trabalhadores da PT/MEO vão concentrar-se na quinta-feira, no Porto "pela defesa dos postos de trabalho e da estabilidade social e laboral na empresa".
Estados Unidos da América

EUA. Centenas manifestam-se contra racismo

Centenas de pessoas manifestaram-se no sábado em Venice Beach, um bairro de Los Angeles, na Califórnia, com bandeiras e mensagens contra o fascismo, o racismo e o Ku Klux Klan.
PT

Trabalhadores da PT voltam a manifestar-se

Várias organizações representativas dos trabalhadores da PT e Meo vão voltar a protestar esta tarde. Os trabalhadores estão contra a transferência compulsiva de funcionários para outras empresas.
Catalunha

Especial/ Espanha. Quem é que anda a amedrontar os turistas?

1.002
A história do Arran entrelaça-se com a história da esquerda dura catalã: resistência à propriedade privada e ao domínio do governo espanhol na Catalunha. O aumento do turismo é a sua nova luta.
Estados Unidos da América

Suspeito de homicídio em Charlottesville detido

162
Suspeito de atropelar contra-manifestação anti-racista, matando uma mulher de 32 anos, viajou 900 quilómetros. Disse à mãe que ia participar em protesto que "tinha a ver com Trump".
Estados Unidos da América

Confrontos na marcha de supremacistas brancos

232
A cidade de Charlottesville declarou estado de emergência local para receber os mais de 6.000 manifestantes que chegam este sábado, para uma das maiores demonstrações de supremacistas brancos
Manifestações

Brasileiros exigiram destituição de Temer

252
Ao som de gritos de "Fora Temer!", cerca de 20 brasileiros a viver em Portugal manifestaram-se esta quarta-feira no Largo Camões, em Lisboa, para exigir a demissão do presidente em funções.
Venezuela

Venezuela. Prisão para quem perturbe eleições

O Governo venezuelano proibiu a realização de manifestações a partir de sexta-feira e advertiu sobre penas de prisão de cinco a dez anos para quem perturbe as eleições da Assembleia Constituinte.
Turquia

Marcha pela justiça juntou milhares de pessoas

O líder da oposição turca foi recebido este domingo por centenas de milhares de pessoas, em Istambul, assinalando o fim da "marcha pela justiça", iniciada em Ancara a 15 de junho.
Manifestações

G20. Número de detidos sobe para 143

O número de detidos nos distúrbios ocorridos em Hamburgo, durante a cimeira do G20, subiu para 143, informaram as autoridades, que alertaram para o risco de novos confrontos no último dia da cimeira.
Venezuela

Incidente na ação de solidariedade com a Venezuela

Cerca de 200 pessoas participaram numa "ação de solidariedade com o povo da Venezuela", em Lisboa, que foi marcada por um incidente com um cartaz "pela liberdade".
Manifestações

Polícias em manifestação contra o Governo

286
Centenas de polícias iniciaram esta quarta-feira nos Restauradores, em Lisboa, uma manifestação nacional de protesto contra o Governo, que vai culminar no Ministério da Administração Interna.
Manifestações

Polícias manifestam-se esta quarta-feira

Os polícias realizam, esta quarta-feira em Lisboa, uma manifestação em Lisboa. Entre as principais reivindicações está o cumprimento na totalidade do estatuto profissional da PSP.
Venezuela

Venezuela. Oposição apoia procuradora-geral

A oposição venezuelana anunciou uma manifestação de apoio à procuradora-geral, vista pelos chavistas como uma "traidora" depois das críticas contra o projeto de assembleia constituente de Maduro.
Venezuela

Já morreram 74 pessoas em protestos desde abril

O Ministério Público da Venezuela confirmou esta quarta-feira que 74 pessoas morreram em 80 dias de protestos, no âmbito de manifestações contra o regime do Presidente Nicolás Maduro.
Venezuela

Supremo Tribunal e banco incendiados em Caracas

Um grupo de encapuzados incendiou a Direção Executiva da Magistratura do Supremo Tribunal da Venezuela, Caracas. Foram queimados escritórios do BBVA, no primeiro piso do mesmo edifício.
Marrocos

Marrocos. Milhares manifestam-se contra corrupção

Milhares de pessoas saíram às ruas da capital marroquina para protestarem contra a corrupção e abuso de poder que atravessa o poder político. Manifestação ocorreu de forma pacífica e ordeira.
Manifestações

Protestos em Madrid contra centrais nucleares

Pelo menos 400 portugueses vão participar na manifestação ibérica contra a energia nuclear, em Madrid, e pedir ao Governo espanhol que impeça a continuação das centrais, como a de Almaraz.
Venezuela

Venezuela. Oposição convoca "marcha contra a fome"

A oposição venezuelana convocou uma "marcha contra a fome" para este sábado. Henrique Capriles diz que a escassez de alimentos é um dos principais problemas do país.
Venezuela

Venezuela: 19 de 63 mortes atribuídas à polícia

A Procuradora-Geral da Venezuela disse esta sexta-feira que 19 das 63 mortes ocorridas em protestos são atribuíveis às forças policiais e militares que atuam para conter as manifestações.
CGTP

CGTP. Manifestações visam valorização do trabalho

O secretário-geral da CGTP disse que as manifestações deste sábado servirão para exigir a valorização do trabalho, considerando que o Governo começa a estar acomodado.
Guiné-Bissau

Governo guineense proíbe manifestações previstas

O Governo da Guiné-Bissau proibiu, esta sexta-feira, as manifestações previstas para sábado e domingo em Bissau, justificando que podem colocar em "perigo a ordem e tranquilidade públicas".
Guiné-Bissau

Manifestação de mulheres revela tensão política

As organizações de mulheres da Guiné-Bissau defenderam que incidentes ocorridos na manifestação de sábado em Bissau, "espelham a dimensão da tensão política" e a falta de diálogo entre as partes.
Brasil

Temer em vídeo: "Meus amigos, o trabalho continua"

O presidente brasileiro Michel Temer divulgou um vídeo nas redes sociais onde afirma que as manifestações realizadas para incitar à sua saída do governo ocorreram "com exageros". E mantém posição.
EMEF

EMEF paralisa 3h por dia entre 19 e 23 de junho

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário vão cumprir três horas de greve diariamente, entre 19 e 23 de junho, um protesto que incluirá ainda plenários e manifestações.
Manifestações

Protestos: 40 associações na rua contra violações

Mais de 40 associações de todo o país saem à rua na quinta-feira contra a "cultura de violação" e por uma mudança de mentalidades, na sequência do vídeo do autocarro na Queima das Fitas do Porto.
Venezuela

Venezuela. 120 feridos em manifestações em Caracas

Dos 120 feridos, três estão em "estado clínico delicado". No sábado completaram-se 50 dias de manifestações contra Nicolás Maduro. Protestos que fizeram pelo menos 47 mortos.
Crise Política no Brasil

Manifestações pedem renúncia de Michel Temer

Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte e Campo Grande são algumas das cidades onde decorrem os protestos. Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas estão na rua a pedir a demissão de Temer.
Venezuela

Venezuela. Governo confirma morte de português

208
O secretário de Estado das Comunidades confirmou que um português morreu e outro três foram detidos na sequência das manifestações na Venezuela. A vítima tinha 31 anos.
Metro de Lisboa

Utentes denunciam degradação do Metro de Lisboa

321
Cerca de meia centena de pessoas concentraram-se junto à sede do Metropolitano de Lisboa para denunciar a falta de condições e a degradação deste transporte, e exigiram mais investimento.
Manifestações

Violência policial: um novo negócio público?

404
Fica aqui a sugestão para a PSP: que tal começar a oferecer, aquando das manifestações sindicais, estudantis, professorais e outras, o serviço de prisões simbólicas, como faz a polícia de Berkeley?
Manifestações

Manifestações de apoio a governador de Jacarta

A condenação do governador cessante de Jacarta, da minoria cristã, a uma pena de dois anos de cadeia por blasfémia, tem desencadeado uma série de manifestações de apoio na Indonésia.
Manifestações

Fotogaleria: 1º de Maio em Portugal e no mundo

Milhares de pessoas participaram, em todo o mundo, em marchas que assinalaram o 1º de Maio. Em cidades como Paris, Istambul e Turim as comemorações ficaram marcadas pela violência. Veja as imagens.
Trabalhadores

CGTP comemora o 1.º de Maio em 40 localidades

131 anos após a criação do Dia Internacional do Trabalhador, a intersindical diz que continua a ser preciso "intensificar a luta" e assinala a data em 40 locais. Já a UGT festeja em apenas um.
Brasil

Sindicatos brasileiros avançam com greve geral

Principais centrais sindicais brasileiras marcaram uma greve geral para sexta-feira. Em causa estão as várias políticas de Michel Temer, nomeadamente as reformas laborais e de pensões.
Manifestações

Maniestação de polícias contra cortes nas pensões

Cerca de meia centena de polícias e sindicalistas manifestaram-se contra cortes nas pensões, aproveitando o 28.º aniversário dos confrontos entre polícias na Praça do Comércio.
Manifestações

Fenprof volta à rua esta terça-feira

A Federação Nacional de Professores vai manifestar-se esta terça-feira junto ao Ministério da Educação e ao Parlamento, em Lisboa. A iniciativa deverá reunir entre 1.500 e dois mil professores.
Viral

Como um sorriso num protesto se tornou viral

250
Saffiyah Khan é a mulher que, no meio de manifestações, tornou uma fotografia viral. A imagem tem sido partilhada centenas de vezes e mostra a mulher que sorri para um manifestante.
Manifestações

Profissionais de TNC em luta por alteração da lei

1.606
Pelo direito a exercer legalmente, cerca de 500 profissionais das terapias não convencionais manifestaram-se esta terça-feira pela alteração da lei que impede o acesso às cédulas profissionais.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site