A conta do Twitter do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, foi pirateada esta quinta-feira por desconhecidos, que anunciaram a sua demissão e criticaram severamente o Presidente Vladimir Putin.

“Eu demito-me. Eu tenho vergonha dos meus atos à frente do Governo. Peço para me desculparem”, referiu o primeiro texto no Twitter publicado pelos piratas informáticos informáticos na conta do primeiro-ministro russo.

“A conta de Dmitri Medvedev foi pirateada, as mensagens não são verdadeiras”, declarou o porta-voz do Governo, citado pela agência russa Ria Novosti.

Oito tweets no total foram publicados, entre 10h15 e 11h, horário local (7h15 e 8h00 em Lisboa), antes que o controlo da conta de Medvedev na rede social fosse retomada e as mensagens falsas excluídas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há muito tempo que quero dizer: Vova, estás errado!”, afirmou um outro tweet falso, chamando o Presidente russo, Vladimir Putin, pela sua alcunha familiar.

“A Crimeia não é nossa”, referiu outro tweet, contrariando a palavra de ordem “A Crimeia é nossa”, utilizada antes e depois da anexação deste território – anteriormente pertencente à Ucrânia — à Rússia, em março.

Os piratas informáticos também criticaram um decreto governamental, publicado na semana passada, que exige aos utilizadores de rede wifi pública que forneçam informações pessoais, como o número de passaporte, antes de aceder à Internet.

A pirataria da conta de Medvedev tornou-se rapidamente o principal tema de discussão no Twitter russo, e o primeiro-ministro russo ganhou mais 10 mil seguidores, que se somaram aos outros 2,5 milhões.