“Pedimos a vossa atenção para as regras de segurança a bordo”, ouve-se. E lá vem um rol de instruções: bagagens no compartimento superior destinado para o efeito; tabuleiros levantados; cadeiras na posição normal; equipamentos eletrónicos desligados. E, caso seja preciso, o aparelho tem umas quantas saídas de emergência: na frente, na cauda e a meio do aparelho, anunciam as hospedeiras com a respetiva sinalética.

Mas por que motivo é que os passageiros têm de levantar a persiana das janelas? É uma norma internacional seguida por muitas companhias aéreas em todo o mundo e aplicada em grande parte dos voos, especialmente nos momentos de descolagem e aterragem, considerados os mais perigosos de um voo. Mas porque é que se faz isso?

A resposta tem várias componentes e está mesmo relacionada com a segurança. Em caso de emergência, o pessoal de cabine tem um tempo limitado para agir – cerca de 90 segundos para evacuar o espaço, fazendo sair os passageiros – e precisa de ter a melhor visibilidade possível para o exterior, para poder avaliar as condições e planear a resposta à emergência da melhor forma. Ter as persianas fechadas não só prejudicaria a visibilidade como tomaria um tempo precioso à tripulação. E, por outro lado, com as persianas abertas, os passageiros conseguem ver tudo o que se passa no exterior e alertar a tripulação para eventuais problemas.

Se porventura ficou curioso por saber mais sobre aviões, segurança aérea e viagens em geral, pode consultar o site http://travel.stackexchange.com/, de onde a resposta a esta pergunta foi retirada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR