No verão passado, o apresentador do programa norte-americano The Daily Show, Jon Stewart, tirou uma licença sabática para poder realizar a sua primeira longa-metragem, “Rosewater”, protagonizada pelo ator mexicano Gael García Bernal. O filme é baseado na história verídica de Maziar Bahari, jornalista da Newsweek que foi detido, preso e torturado durante 118 dias em 2009, no seguimento dos protestos contra os resultados das eleições presidenciais iranianas, motivados pela alegada fraude eleitoral que terá prejudicado o candidato reformista Mir-Hossein Mousavi.

O primeiro trailer do filme saiu esta sexta-feira e a Variety, uma publicação norte-americana especializada em cinema, já lhe deu uma crítica “brilhante”, ao considerar que o filme foi realizado com “um tato e inteligência impressionantes” por parte de Jon Stewart e que “funciona como um relato emocionante da resistência humana e um lembrete para os riscos enfrentados pelos jornalistas em busca da verdade”.

A Vanity Fair conta que Jon Stewart confessou que pediu feedback ao realizador e produtor J.J. Abrams e ao produtor Ron Howard. “Eles foram terrivelmente graciosos. Basicamente, pedi a qualquer pessoa do mundo do cinema que fosse convidado do programa que olhasse para o argumento”, explicou o apresentador. O filme estreia nos Estados Unidos a 7 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR