Cerca de 75% dos maiores anunciantes portugueses estão a deslocar parte do orçamento em marketing e comunicação dos meios tradicionais para os canais digitais, de acordo com estudo Digitrends 2014, da autoria da consultora QSP, publicado nesta quarta-feira.

O estudo baseou-se num inquérito estruturado, realizado entre 26 de maio e 30 de junho deste ano, sendo que as marcas que responderam ao inquérito representam 36,3% do total do investimento publicitário das 150 marcas do universo e 21% do investimento publicitário realizado em Portugal.

Digitrends_1

“Existe uma clara tendência de deslocação do investimento em marketing e comunicação para ferramentas digitais”, lê-se no estudo Digitrends 2014, levado a cabo pela empresa QSP — Consultoria de Marketing. De acordo com o estudo, 31% das marcas destina entre 11% a 15% do investimento em marketing aos canais digitais, 22,2% dos anunciantes destina mais de 15% e 10% aloca cerca de 20%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

Digitrends_2

Em 2013, mais de 70% das marcas diz que investiu até 300 mil euros em marketing digital. E só 6% gastou mais de um milhão de euros. “Esta deslocação deve-se ao facto de as marcas acreditarem que os clientes e o público estão a deslocar-se para o ambiente digital, ainda assim uma parte considerável (22,2%) fá-lo também porque considera mais barato”, lê-se no estudo.

Apesar do número de pessoas empregadas em marketing digital ser muito reduzido, explica o estudo, 24,5% das marcas fizeram contratações nesta área nos últimos 12 meses. Segundo o estudo, prevê-se que, no próximo ano, este indicador não se altere.

 

Digitrends_3

Segundo o Digitrends 2014, mais de metade das marcas utiliza aplicações móveis, sendo que 82,2% dos maiores anunciantes portugueses estimam que aquelas serão de extrema importância no próximo ano, 80% aposta na presença nas redes sociais e 88,9% têm site corporativo.

As redes sociais são a principal ferramenta essencial. Cada vez mais utilizadas para comunicar de forma espontânea com os clientes, são usadas por 60% das marcas para melhor compreensão do cliente e suas necessidades e por 51,1% dos anunciantes na resposta a solicitações e reclamações dos clientes.