A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse esta terça-feira no parlamento que Portugal tem “todo o interesse” em avaliar as vantagens de reembolso antecipado de parte do empréstimo do FMI e em apoiar a decisão da Irlanda.

“Portugal tem todo o interesse em avaliar as condições perante as quais terá também vantagem de fazer reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional [FMI]”, disse Maria Luís Albuquerque.

A ministra respondia, assim, a uma questão colocada por uma deputada do CDS-PP na comissão parlamentar de acompanhamento das medidas do programa de assistência externa, sobre o possibilidade de a Irlanda antecipar o pagamento do empréstimo concedido pelo FMI no âmbito do programa de assistência ao país.

“O pedido é bom para a Irlanda, para a Europa e é uma opção boa para que nós próprios também possamos fazer um reembolso antecipado dos empréstimos do FMI”, afirmou a ministra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, a ministra explicou que “a situação não é a mesma” e que há “um ganho diferencial maior” para a Irlanda.

O pagamento antecipado da Irlanda vai estar em cima da mesa na reunião do Eurogrupo de sexta-feira, em Milão (Itália), e caso Bruxelas venha a dar ‘luz verde’ a essa possibilidade, haverá um precedente para que outros países façam o mesmo.

Para já, a Irlanda terá o apoio de Portugal: “Da mesma maneira que a Irlanda se associou a Portugal quando nós avançamos com a iniciativa de pedir a expansão das maturidades dos empréstimos europeus, agora é Portugal que se associa à Irlanda nesta iniciativa”, justificou.

No final da comissão, nem Maria Luís Albuquerque, nem o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, responderam às questões dos jornalistas.