Um artista por mês, um espetáculo de cada vez. Trocado por (e para) miúdos, o mote do Teatro São Luiz, em Lisboa, para a rentrée significa que, entre setembro e fevereiro, Rita Redshoes, Noiserv, Sara Tavares e Pedro Burmester com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, vão dar música aos adultos, mas também performances especiais para os mais pequenos.

A primeira performance acontece este sábado com Rita Redshoes e já esgotou. A boa notícia é que as crianças têm mais três sessões no domingo, às 15h00, 16h00 e às 17h00, tal é a procura. O que aí vem justifica a corrida aos bilhetes, que custam três euros para os mais novos e sete euros para os adultos.

“Vai ser como se as crianças entrassem no meu quarto, onde eu escrevo as canções”, contou Rita Redshoes ao Observador, após mais um ensaio. A cantora e compositora acha que a musica é mágica e quis passar essa sensação, também de uma forma visual. “Ao entrarem neste meu quarto vão-se deparar com uma série de sons que são tocados sempre com instrumentos, mas não me vão ver a tocá-los, só as minhas mãos”, para um efeito de magia.

Para poderem entrar no quarto, os pequenos têm de tocar num botão que emite um som, e todos esses sons vão ser depois emitidos ao mesmo tempo. “No final dá-se o meu encontro com eles, onde venho cantar quatro canções minhas com instrumentos mais inusitados: tenori-on, que é um instrumento japonês eletrónico, depois toco com omnichord, um pianinho daqueles digitais, kalimba…”, adiantou Rita, que em 2013 já tinha preparado um concerto para crianças, a convite do festival Big Bang. A performance é para maiores de três anos, mas “as crianças um pouco mais novas também podem interagir”, garante. Dura 25 minutos, para que todas se mantenham concentradas.

Quanto ao concerto normal para os fãs, marcado para sábado, às 21h00, parte do alinhamento vai ser composto pelo mais recente trabalho, Life Is A Second Of Love, saído em maio e pelo qual Rita Redshoes garante continuar apaixonada. Mas a cantora promete revisitar “canções mais antigas que me dizem bastante e que as pessoas esperam ouvir”. O público pode esperar ainda um momento no concerto em que Rita vai tocar sozinha, e aproveitar para usar instrumentos diferentes.

A 2 de novembro é a vez de Sara Tavares preparar um concerto para os mais novos. Nos dias 20 e 21 de dezembro, sobe ao palco Noiserv, com os seus instrumentos originais e canções para o público de palmo e meio. Pedro Burmester e Quarteto de Cordas de Matosinhos encerram o ciclo, a 21 de fevereiro. Pelo meio há ainda espetáculos cénicos no Teatro-Estúdio Mário Viegas, inseridos no ciclo do São Luiz, entre outubro e em janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR