O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou no domingo o programa governamental ‘Plano Nacional de Desarmamento’ (PND), no âmbito de uma série de iniciativas que assinalaram o Dia Internacional da Paz.

“Estamos a construir a paz (…) e para tal faz falta o desarmamento, para coroar o processo de paz. Faz falta que este desarmamento seja feito com a colaboração da juventude”, disse Maduro num discurso na Avenida Bolívar de Caracas, onde explicou que vão ser criados 60 pontos para entrega voluntária de armas e anunciou a criação de um fundo de 300 milhões de bolívares (37 milhões de euros) para incentivos ao desarmamento, com a participação de empresas públicas e privadas da Venezuela.

“Segundo a nossa Constituição, as armas da República devem estar com as Forças Armadas Nacionais Bolivariana, as nossas polícias e a Milícia Nacional Bolivariana, para proteger o povo e os interesses do país” disse.

Segundo a imprensa de Caracas, em 2012 ocorreram 16.072 assassinatos na Venezuela o que corresponde a uma taxa de 53,7 homicídios por cada 100.000 habitantes, uma das mais altas do mundo.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR