A Rússia está preparada para apoiar o Iraque na luta contra o Estado Islâmico, avança a agência russa Ria Novosti, esta sexta-feira.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, acordou com o primeiro-ministro iraquiano, Haider Abadi, que a Rússia vai apoiar as autoridades daquele país no combate à ameaça terrorista, sem no entanto especificar como se irá traduzir o apoio.

O encontro entre os dois aconteceu na quinta-feira, durante a 69ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, e Sergey Lavrov aproveitou para reforçar que a Rússia “vai continuar a apoiar a independência, soberania e integridade territorial”.

O Governo iraquiano pediu ajuda internacional para derrotar os terroristas do Estado Islâmico, mas não quer tropas internacionais no território. Os Estados Unidos responderam ao pedido e apelaram à formação de uma coligação de vários países do mundo. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros não mencionou se tenciona juntar-se à coligação, até porque a posição oficial da Rússia é de oposição a qualquer intervenção na Síria sem a autorização das Nações Unidas.

A Rússia já se tinha pronunciado como favorável aos países que estão a combater os terroristas do Estado Islâmico no terreno, com destaque para o Iraque e a Síria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR