PS, PCP e BE não dão crédito ao relatório sobre a comissão de inquérito às compras militares feito por uma deputada do PSD e, em vez de apresentar alterações, vão entregar terça-feira um relatório alternativo.

O documento, que está a ser escrito a seis mãos por um deputado de cada um dos partidos da oposição, já tem título. Chama-se “Relatório viciado, inquérito inacabado”.

As conclusões, redigidas pela deputada do PSD, Mónica Ferro, foram muito criticadas pelos partidos de esquerda na Assembleia da República. O relatório concluía que não havia indícios de quaisquer ilícitos por parte de governantes nos sete contratos de equipamento militar analisados.

José Magalhães, do PS, considerou “muito pobres” as conclusões, o PCP falou em “embuste” e o BE declarou que a maioria quis acelerar os trabalhos para não apurar nada.

O prazo para a entrega de propostas de alterações ao relatório termina terça-feira às 17h e, desta vez, ao contrário do que é normal, os partidos não vão fazer quaisquer propostas. A solução é mais radical. E promete mais polémica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR