Ricardo Abecassis Espírito Santo vai abandonar todas as funções de administrador do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI), noticia o Expresso. O primo de Ricardo Salgado, que chegou a ser falado para suceder ao banqueiro na liderança do BES, antecipou-se, assim, à recusa por parte do Banco de Portugal em lhe atribuir idoneidade para funções de responsabilidade no banco.

ricardo

Ricardo Abecassis Espírito Santo chegou a ser um dos nomes falados para suceder a Ricardo Salgado à frente do BES.

Segundo o Expresso, a decisão foi tomada na semana passada. Ricardo Abecassis terá sido notificado de que não receberia a idoneidade por parte da instituição liderada por Carlos Costa e decidiu demitir-se de todas as funções que tinha (em Portugal e no Brasil) antes que a recusa de idoneidade fosse tornada pública pelo Banco de Portugal. Ricardo Abecassis é administrador do BESI em Portugal, no Brasil, e tem também responsabilidades na sucursal nos EUA, indica o jornal.

O Banco de Portugal iniciou em 2013 um processo de avaliação da idoneidade dos administradores do BESI, aproveitando uma renovação da administração. Ricardo Abecassis Espírito Santo, um dos últimos elementos da família Espírito Santo em funções, necessitava de ver a sua idoneidade confirmada para continuar a exercer funções no BESI mas o regulador recusou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Expresso, a decisão do Banco de Portugal prende-se com as suas responsabilidades na gestão do Banco Espírito Santo Angola (BESA), do qual Abecassis foi presidente do conselho de administração durante parte do período em que Álvaro Sobrinho foi presidente-executivo.

Saída confirmada à CMVM

A saída de Ricardo Abecassis Espírito Santo do BESI já foi confirmada junto do regulador do mercado de capitais português, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Num curto comunicado enviado esta segunda-feira à CMVM, o BESI informa que “o Senhor Dr. Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva apresentou
a sua renúncia ao cargo de Membro do Conselho de Administração do Banco”.

(Atualiza com comunicado à CMVM, a confirmar a saída de Ricardo Abecassis Espírito Santo.)