A Red Bull arrisca-se a ter de pagar até 13 milhões de dólares, cerca de 10,26 milhões de euros, aos seus clientes, por não lhes ter dado “asas”. O mítico slogan da empresa austríaca – “Red Bull dá-te asas” – esteve na origem do processo que levou a Red Bull a entrar num acordo com a justiça, por “publicidade enganosa”, escreve o The Independent.

O consumidor que levou o caso a Tribunal queixou-se de que consumia a bebida energética desde 2002 e de que esta não lhe tinha dado asas, segundo a BevNet. As queixas obviamente não eram só essas: em causa estavam as promessas da Red Bull, que indicavam que a bebida aumentava a concentração e a velocidade da reação, e que, segundo o consumidor, não se revelavam verdadeiras.

O acordo a que a Red Bull chegou para “evitar a imprevisibilidade e os altos custos de litígio”, resultou numa recompensa de 10 dólares em dinheiro ou em dois produtos da Red Bull, no valor de 15 dólares, para os milhões de consumidores que compraram uma lata na última década.

Quem quiser reclamar os 10 dólares pela “publicidade enganosa” levada a cabo pela empresa deve preencher um formulário online até 2 de março de 2015. Mas o fluxo elevado de pessoas que tentou aceder ao site levou a que este colapsasse.

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A Red Bull pode ter de indemnizar os consumidores, no limite, até um total de 13 milhões de dólares e a adesão ao formulário pode ter impacto no número de pessoas que acedem ao reembolso. Não é certo que a Red Bull consiga pagar os 10 dólares a cada consumidor que reclame e quais serão os escolhidos.

“A ação judicial aconteceu nos Estados Unidos da América (EUA) e só se aplica aos consumidores norte-americanos. A Red Bull mantém que o seu marketing é verdadeiro e preciso”, disse fonte da Red Bull do Reino Unido ao The Independent.