O primeiro chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Portugal, no resgate pedido em abril de 2011, foi nomeado diretor do Departamento Europeu da organização, cargo que já ocupava de forma interina desde que Reza Moghadam abandonou a organização, em Julho. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, que cita a contribuição do dinamarquês durante os 32 anos de carreira que já leva no Fundo.

“[Poul Thomsen] é altamente respeitado dentro e fora do Fundo pela sua liderança intelectual, experiência operacional e pela sua perícia técnica. Nos tempos mais recentes, desempenhou um papel especialmente fundamental no nosso trabalho em alguns dos mais desafiantes programas na Europa”, afirmou Christine Lagarde, em comunicado enviado pelo fundo às redações.

O dinamarquês foi chefe da missão para a Islândia, quando em 2008 o país nórdico pediu ajuda ao Fundo, sendo-o também em 2010 para a Grécia e mais tarde, em 2011, para Portugal.

No resgate a Portugal, Poul Thomsen foi o principal negociador do fundo na construção do programa, que foi assinado em maio de 2011, mas abandonou a missão no final da terceira revisão do programa, em fevereiro de 2012. Thomsen foi substituído por Abebe Selassie, que também não terminou o programa português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR