A associação que representa as companhias aéreas em Portugal e a IATA (associação internacional do setor) apresentaram uma reclamação junto do regulador a pedir a suspensão do aumento das taxas aeroportuárias previsto para 2015. De acordo com o Diário Económico, também as companhias TAP, Lufhtansa, Air France e British Airways apresentaram reclamações junto do INAC (Instituto Nacional da Aviação Civil).

A ANA reconhece que já houve cinco aumentos de taxas no aeroporto da Portela desde o final de 2012, o que representa uma subida acumulada de 16,5%. Estes aumentos resultam da entrada em vigor do novo modelo regulatório e de concessão, associado à privatização da companhia que prevê que as taxas aumentem quando há crescimento de tráfego. O agravamento das taxas tem-se centrado no aeroporto de Lisboa, mas a ANA, que agora é detida pela francesa Vinci, tem argumentado que os valores praticados ainda são inferiores aos cobrados em outras infraestruturas europeias.

Em declarações ao Económico, António Portugal, diretor executivo da RENA (associação que integra os operadores dos aeroportos portugueses) explicou que pediu ao INAC para justificar o aumento de taxas aprovado pela ANA, considerando ainda que a filosofia do modelo de económico de concessão se afasta da diretiva europeia que regula as taxas aeroportuárias. O INAC tem um mês para responder, mas mesmo que seja acolhida, a reclamação já não irá a tempo de travar a nova subida de taxas anunciada para dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR