O PS quer ouvir Manuela Ferreira Leite e Bagão Felix, antigos ministros de governos de direita, sobre o impacto a dívida pública na economia portuguesa e as suas possíveis soluções para resolver o problema. O grupo parlamentar do PS já avançou com os nomes que quer ouvir na conferência de 16 de dezembro que vai debater este tema. Para além dos antigos ministros, o PS quer chamar especialistas como o nobel da Economia, Joseph Stiglitz, e Wolfgang Munchau, diretor adjunto do Financial Times.

A maioria PSD/CDS-PP rejeitou a ideia de um seminário – acalentada pelos socialistas – sobre a dívida pública e marcou uma conferência parlamentar de um único dia para debater este tema, mas o PS não se deixou ficar e diz querer ouvir 16 pessoas nesse dia, segundo documento a que o Observador teve acesso. A tarefa de decidir quem chamar à Assembleia por parte do PS ficou a cargo do deputado socialista João Galamba que entre figuras nacionais e internacionais, pretende uma jornada preenchida na Comissão de Orçamento e Finanças.

O deputado dividiu o requerimento em quatro temas: experiências internacionais, implicações legais e económicas, sustentabilidade da dívida pública portuguesa e futuro de Portugal. Para além de Ferreira Leite e Bagão Félix, os socialistas querem ouvir também o ex-governante João Cravinho e os economistas nacionais Ricardo Pais Mamede e Ricardo Cabral. Ferreira Leite já defendeu publicamente que a discussão sobre a reesruturação da dívida deve ser aberta e Bagão Felix, que começou por integrar o manifesto dos 74, mas acabou por partir com esta tendência.

Outros especialistas internacionais que o PS deseja ouvir são o professor de Princeton, Ashoka Mody, e Peter Bofinger, economista e membro Conselho Alemão de Especialistas Económicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR