803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Manuela Ferreira Leite

Noticiário

6h. Líderes dos 27 reúnem hoje em Bruxelas

É a primeira cimeira europeia na qual Luís Montenegro vai participar. E ainda, o FC Porto e o Vitória de Guimarães disputam esta quarta feira a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Noticiário

3h. PSG e BVB nas meias finais da Champions League

O Paris Saint Germain venceu o FC Barcelona por 4-1 e o Borussia Dortmund eliminou o Atlético Madrid por 4-2. E ainda, Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias.
Noticiário

2h. 2/3 dos cidadãos não sabe data das europeias

Os dados são apresentados pelo Eurobarómetro. E ainda, António Guterres reafirma que é "urgente uma redução da escalada das hostilidades" no Médio Oriente.
Noticiário

1h. Pedro Reis:"é urgente decidir sobre aeroporto"

O ministro diz ainda que o setor do turismo é estratégico para a economia. E ainda, a Força Aérea portuguesa interceptou duas aeronaves russas que se aproximavam do espaço aéreo da NATO.
PSD

Declaração de Passos é "absolutamente inaceitável"

Antiga presidente do PSD considera que as críticas feitas por Passos Coelho não se fazem no início de um Governo. Sobre questão do Chega, disse ter um posicionamento mais próximo de Luís Montenegro.
Noticiário

20h. Ferreira Leite sobre Passos. "É inaceitável"

Passos Coelho deixou duras críticas a Paulo Portas, em particular, a falta de confiança do FMI no antigo vice-chefe do Governo. Manuel Ferreira Leita fala em falta de sentido de oportunidade.
Legislativas 2024

Cavaco e Ferreira Leite fazem apelo ao voto na AD

Cavaco Silva falou em "dever cívico" para apoiar AD. Manuela Ferreira Leite referiu-se à Covid-19 e à inflação como benesses dadas ao PS. Montenegro prometeu não invadir Administração Pública.
Noticiário

1h. PSD. Ferreira Leite alerta contra radicalismos

Antiga ministra das Finanças marcou presença no congresso do PSD. Sublinha que Portugal e a Europa estão a passar por uma situação complexa e aponta o dedo ao crescimento da extrema-direita.
Explicador

"Pedro Nuno Santos? Não tem perfil para ser PM"

"Não conseguiu ser ministro, nem resolver o problema da TAP". Manuela Ferreira Leite atira farpas a António Costa: "Ao revelar quem queria convidar para o suceder mostrou falta de sentido de Estado".
Noticiário

10h. PIB cai. Inflação abranda para 2,1%

Dados do INE mostram recuo da economia para 0,2%. Inflação abranda para 2,1%. Análise e reportagem em direto neste jornal. Manuela Ferreira Leite acusa Governo de "baixar dívida à custa do país".
Explicador

"Quando damos uma esmola, aliviamos o problema"

Antiga presidente do PSD destaca que Orçamento de Estado "não tem medidas para promover crescimento". Manuela Ferreira Leite reforça que Governo "toma medidas pontuais sem olhar para consequências".
PSD

O dia em que o "ilusionista" enfrentou “Pentes”

Em 2000, Santana tentou derrubar Durão, Mendes meteu-se na luta e perderam ambos. O duelo, que era pessoal, foi feio. 20 anos depois, os dois vão testando as águas presidenciais. Haverá novo embate?
PSD

Cavaco volta a picar Costa: remodele, se conseguir

Durante a apresentação do livro do antigo PR, Barroso lamentou que muitos à esquerda queiram decretar a "morte cívica" de Cavaco e desafiou-o a continuar a "incomodar". Houve espaço e tempo para isso.
Noticiário

21h. PSD. Manuela Ferreira Leite defende Rui Rio

A antiga líder do PSD garante que forma de financiamento do partido é "prática comum". Ainda neste jornal, o juiz de instrução Carlos Alexandre rejeitou constituir Luís Newton como arguido.
Resposta Pronta

"Justiça atua com as televisões atrás? É grave"

A antiga líder do PSD sai em defesa de Rui Rio, garante que forma de financiamento é "prática comum". Manuela Ferreira Leite critica ainda a atuação da justiça "andamos a pagar para este espetáculo".
PSD

Ferreira Leite: "Números podem mascarar realidade"

Para a ex-líder do PSD, cabe aos economistas contrariar a propagação de verdades enganosas que conduzem a números sem interpretações adequadas. Paulo Rangel frisa a credibilidade da antiga ministra.
Noticiário

20h. PM não fala sobre contradição com Galamba

António Costa diz que aguarda pelo fim da comissão de inquérito à TAP para falar. Ainda neste jornal, diretora jurídica da TAP não invoca razão para não ir à CPI para que foi convocada.
Direto ao Assunto

"São 'baratas tontas' que ninguém põe na ordem"

Manuela Ferreira Leite descreve a situação política do país: "uma história surreal e inimaginável". A antiga presidente do PSD, deixa ainda críticas ao primeiro-ministro: "é o culpado".
Governo

"Caso mostra que Governo é formado por capelinhas"

Antiga ministra das Finanças fala em "situação grave" e ataca gestão de Costa, que devia "fazer remodelação do zero". Manuela Ferreira Leite avisa: "Se ficam todos à solta, maioria no PS vai-se".
Noticiário

19h. Ferreira Leite não defende saída de Medina

Antiga ministra das Finanças fala numa situação grave e bizarra, mas considera que o problema neste caso não é Fernando Medina. Ferreira Leite critica gestão de Costa e concorda com reação do PR.
Semáforo Político

Ferreira Leite sobre TAP. "Comigo não acontecia"

Apesar de considerar que Medina não tem de se demitir, porque não era o ministro na altura da indemnização, antiga ministra das Finanças critica a escolha de Alexandra Reis. E critica gestão de Costa.
Manuela Ferreira Leite

Ferreira Leite e a "lembrança de Natal" de Costa 

Manuela Ferreira Leite disse que "o que é verdadeiramente lastimável é que 240 euros sejam úteis a mais de um milhão de pessoas" e criticou estilo "a roçar alguma grosseria” da entrevista de Costa.
Semáforo Político

Ferreira Leite e a "sorte grande" da inflação

Manuela Ferreira Leite diz que aumento da inflação deixa Governo numa situação confortável. E descida seletiva do IRC nas empresas? "Errado, Estado não é gestor", diz antiga ministra das Finanças.
PSD

Ferreira Leite: IVAucher foi uma "falta de gosto"

A ex-ministra disse que o programa incentivou a despesas não essenciais numa altura de crise e dificuldades das famílias, algo que considerou "uma falta de gosto".
Reportagem Observador

Moedas e Medina foram ao mesmo mercado

Reportagem no Mercado de Alvalade, em que as comitivas de Medina e Moedas não se cruzaram por uma hora. O socialista ofereceu rosas aos comerciantes e o candidato da direita surgiu com Ferreira Leite.
Eleições Europeias

A criadora Manuela ataca "desagregação" Costa

Ex-líder do PSD, a criadora do Rangel europeu, fez críticas ao governo de António Costa que acusa de desagregar o país com falta de investimento à boleia do Eurogrupo de Centeno.
Governo

Cavaco "nunca nomeou pessoas da mesma família"

Manuela Ferreira Leite insiste que Cavaco Silva "nunca nomeou pessoas da mesma família". Antiga ministra refere-se à presença de dois familiares no mesmo Conselho de Ministros.
Política

Salazar

Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
PSD

Deixem Rui Rio trabalhar!

O país agradece que Rui Rio chegue às legislativas para se juntar a Santana e a Ferreira Leite como os grandes promotores das maiorias do PS. O futuro do centro direita depende disso.
Manuela Ferreira Leite

Os restos do Estado Novo no PSD

Para mal de Portugal, a nossa democracia e a nossa economia continuam a viver com muitas heranças do Estado Novo. Também no PSD há uma linha Estado Novo, onde Ferreira Leite surge em destaque.
PSD

"Prefiro PSD com pior resultado do que de direita"

A ex-ministra das Finanças criticou a convenção do Movimento Europa e Liberdade, que junta direita e críticos de Rui Rio, dizendo que é uma iniciativa de "muito curto-prazo" que merece "desprezo".
Rui Rio

Um PSD para vender a alma ao diabo? Não obrigado

A missão da oposição à direita do PS é mostrar que há outro caminho para Portugal, menos refém das clientelas do Estado. Não é apenas ambicionar substituir o Bloco e o PCP como parceiros menores do PS
PSD

Ferreira Leite: "PSD deve vender a alma ao diabo"

A ex-ministra das Finanças acredita, tal como Rui Rio, que, se for necessário, o PSD deve fazer tudo para evitar que o PS volte a aliar-se à esquerda. Socialistas afastam reedição de bloco central.
Política

PSD. Ferreira Leite com Rio, Relvas com Santana

Contagem de espingardas no PSD: no comentário na TVI, Manuela Ferreira Leite explicou o porquê de preferir Rui Rio; em entrevista à SIC, Miguel Relvas fez o mesmo em relação a Santana Lopes.
Orçamento do Estado

PS apoia críticas de Ferreira Leite a horas extra

O PS subscreve "totalmente" as críticas de Ferreira Leite à proposta do CDS-PP para isentar de IRS as horas extraordinárias, considerando que o partido revela "má consciência" do anterior Governo.
Manuela Ferreira Leite

Ferreira Leite. Fisco "beneficia os mais ricos"

A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite defendeu que o sistema fiscal em Portugal deve ser simplificado, uma vez que a sua complexidade "beneficia os mais ricos e prejudica os pobres".
Conselho Económico E Social

CES. Plenário elege vices e conselheiros

Plenário do Conselho Económico e Social elege quatro vice-presidentes e cinco conselheiros convidados enquanto "personalidades de reconhecido mérito".
Caixa Geral de Depósitos

Há 13 anos, a Caixa era sólida e o BPN "pujante"

Ex-ministra das Finanças garante que nunca interferiu na gestão da Caixa. Ferreira Leite lembra que há 13 anos, a Caixa era sólida e o BPN era um banco "pujante".
Novo Banco

Pr'a melhor está bem, Pr'a pior já basta assim

Novo Banco nacionalizado? O importante não é ter mais um banco público -- é que o que já temos seja um instrumento de decência e não de indecência. Ou seja, tudo ao contrário das práticas habituais.
Novo Banco

Nacionalização do Novo Banco "deve ser ponderada"

A comentadora e ex-líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou que o governo não se deve precipitar quanto ao Novo Banco, mas deixou uma porta aberta à nacionalização, que "deve ser ponderada".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa