Dark Mode 152kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Polícia afegã abate "pombo-bomba"

Segundo avança a NBC, a polícia afegã está a investigar a origem de um pássaro que levava consigo uma antena e um explosivo numa missão de monitoramento.

i

Captura de ecrã do vídeo com a simulação do pássaro abatido pela polícia afegã

Tombonews

Captura de ecrã do vídeo com a simulação do pássaro abatido pela polícia afegã

Tombonews

De acordo com a cadeia televisiva NBC, um pássaro foi abatido pela polícia afegã no norte da província de Faryab ao ser identificado como portador de uma antena, dispositivos eletrónicos e um explosivo. Segundo o chefe de polícia provincial Abdul Nabi Ilham em entrevista ao canal americano, a polícia avistou a ave em torno das oito horas deste sábado num posto de controlo e chamou-lhes a atenção pela sua cor branca e grande porte, algo incomum na região.

Quando a polícia disparou contra o pássaro, ele explodiu, espalhando o material pelo território. Ao recolherem os destroços, a polícia identificou “o que parece ser um GPS e uma câmara pequena”. De acordo com Ilham, esta é a primeira vez que foi identificado um animal numa missão de vigilância. Já foi iniciada uma operação para investigar a origem da ave.

O jornal britânico Daily Mail tem um registo do corpo do animal apreendido pela polícia afegã:

A página Tomonews, especializada em explicar notícias com animações, mostra como o pássaro terá sido abatido:

O incidente em Faryab acontece num momento onde cresce a violência no Afeganistão antes da retirada de todas as tropas estrangeiras do país, sobretudo na capital, Cabul. Diversas forças de segurança do Afeganistão estão a executar operações em algumas áreas para “limpá-las de terroristas e inimigos da paz e da estabilidade “, segundo nota oficial do Ministério do Interior do país.

Atualização às 16h15 do dia 03/12

De acordo com António Cunha Pereira do grupo de estudos “GVC – Anilhagem Científica de Aves”, é possível que o pássaro que aparece nos vídeo do jornal Daily Mail e da página Tomonews não se trata de uma ave bomba, pois o seu cadáver encontra-se inteiro. Além disso, a ave do vídeo apresenta uma anilha de cor numa pata que indica que faz parte da organização de conservação de aves Emirates Center for Conservation of Houbara (ECCH) no Uzbequistão, e a antena que se vê no seu corpo seria um recetor de satélite. Estas informações são corroboradas pelas páginas Motherboard e Inquisitr.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.