Joana Vasconcelos vai apresentar esta participação, numa conferência de imprensa, hoje, às 12h00, nos Paços de Concelho, em Lisboa, com a presença do presidente da Câmara, António Costa, e do presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, segundo o departamento de comunicação da autarquia lisboeta.

Este ano, nos meses de março a maio, Joana Vasconcelos esteve presente na Casa Triângulo, na cidade de S. Paulo, no Brasil, com a mostra “Casarão”.

A artista, que representou Portugal na Bienal de Artes de Veneza, em 2013, já levara, há seis anos, a intervenção “Contaminação”, à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Com 43 anos, Joana Vasconcelos é uma das mais internacionais artistas plásticas portuguesas. Este ano, além do Brasil, expôs também no Museu de Arte de Manchester, no Reino Unido, depois de, em 2013, ter levado obras à galeria Horrach Moya, em Maiorca, e ao Museu Gucci, em Florença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também em 2013, as suas obras “Blue Champgane” e “Coração Independente – Vermelho” fizeram parte da exposição Sculpture Walk, no Royal Hospital Chelsea, em Londres.

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem a expor no Palácio de Versalhes, em França, superando recordes de público, em 2012, mostra a que se sucedeu a concebida para outra antiga residência régia, o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, em 2013.

A cidade de “São Sebastião do Rio de Janeiro” foi fundada pelo português Estácio de Sá, em 1565. Atualmente, a cidade que acolheu a rainha D. Maria I e a corte portuguesa em 1807, tendo sido capital imperial e da República Federal, é hoje a quinta mais populosa das Américas.