Apenas 89 dos 261 comboios programados circularam entre as 00h00 e as 08h00 de quinta-feira devido à greve dos trabalhadores da Refer, que contestam a fusão da empresa com a Estradas de Portugal, disse uma fonte da CP.

“Entre as 00h00 e as 08h00 realizaram-se 89 dos 261 comboios programados para esse período, o que representa cerca de 34% de comboios realizados”, disse à agência Lusa a porta-voz da CP — Comboios de Portugal, Ana Portela, salientando tratar-se apenas de serviços mínimos.

Num anterior balanço da greve, Ana Portela tinha avançado com a realização de 17 comboios em 62 programados (27%) entre as 00h00 e as 06h00 de hoje, quinta-feira.

“A nossa previsão, neste momento, com o que é possível antever, é de que vai ser um dia apenas com serviços mínimos. Lembro que os serviços mínimos podem ser consultados na página da Internet da CP ou através do call center”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contactada hoje pela agência Lusa, uma fonte da Refer remeteu para mais tarde informação sobre adesão à greve na empresa.

Por sua vez, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FCTRANS) adiantou hoje de manhã à Lusa que a adesão à greve dos trabalhadores da Refer, em protesto contra a fusão da empresa com a Estradas de Portugal, é de 100%

“A adesão é elevada. Se excluirmos os trabalhadores que receberam a carta para se apresentarem para cumprir os serviços mínimos indicados pelo Tribunal Arbitral, no período da manhã é de 100%”, disse à agência Lusa o coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e comunicações (FECTRANS), José Manuel Oliveira.

O coordenador da FECTRANS disse que o cenário ao longo do dia deverá ser idêntico, com adesão elevada em todos os serviços prestados pela empresa.

A greve dos trabalhadores da Refer, que contestam a fusão com a empresa Estradas de Portugal (EP), está a causar desde as 00h00 de esta quinta-feira perturbações e supressões na circulação de comboios de passageiros e de mercadorias.

Na quarta-feira, uma fonte da REFER disse que iam ser cumpridos os serviços mínimos decididos pelo Conselho Económico e Social (CES).

O Tribunal Arbitral determinou como serviços mínimos a circulação de um em cada quatro comboios programados habitualmente entre as 6h30 e as 10h00 e entre as 16:30 e as 20:00. No restante período, realizam-se apenas um em cada cinco previstos, estando a lista de comboios programados publicada na página da CP — Comboios de Portugal.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio, informa a empresa.

Os trabalhadores da Refer decidiram em plenário, a 02 de dezembro, marcar uma greve de 24 horas, com início às 00h00 de quinta-feira, para contestar a fusão com a EP anunciada pelo Governo, que, argumentam, “não é sustentada por nenhum estudo que aponte benefícios”.

Em declarações à Lusa, o coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira, explicou que os trabalhadores da empresa pública decidiram avançar para a greve por recearem a perda dos postos de trabalho e de direitos.

 

Lusa/Fim