Ter uma mente aberta, assumir as responsabilidades e usar o método científico. Estes são alguns dos “não-mandamentos” para ateus reunidos por Lex Bayer e John Fidgor, autores de Atheist Heart, Humanist Mind.

O livro, editado em outubro deste ano, procura responder à pergunta “Ok, não acredita em Deus. E agora?”, uma questão que os autores consideraram essencial para os “45 milhões de americanos que se identificam como sendo não-religiosos”. Para Lex Bayer, “a maioria dos livros para ateus fala sobre acreditar ou não acreditar em Deus”. “Queríamos focar-nos na questão ‘e agora? O que se segue?’, que é uma pergunta muito mais difícil de responder”, explicou à CNN.

Os dois autores criaram então uma lista de dez ensinamentos que todos os ateus devem ter em mente e depois convidaram os leitores a criarem a sua própria lista, através de uma votação online. Bayer disse à CNN que escrever o livro ajudou-o a clarificar e a articular as suas próprias ideias e que outras pessoas, ao fazerem a lista, poderiam beneficiar do mesmo. A votação reuniu mais de duas mil entradas, submetidas a partir dos Estados Unidos da América e de outros dezoito países. As dez melhores foram depois selecionadas por um júri e anunciadas na sexta-feira. Os dez vencedores receberam um prémio de mil dólares pela sua contribuição.

Apesar da falta de fé, os dez “não-mandamentos” escolhidos pelos leitores transparecem um grande sentido de altruísmo e uma crença profunda na humanidade. De acordo com Bayer, os seres humanos estão “programados” para sentirem compaixão, o que significa que são capazes de fazer boas ações e de serem cidadãos preocupados e produtivos, sem terem de responder às leis ditadas por uma religião específica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

Os dez “não-mandamentos” escolhidos pelos leitores são:

1. Tenha uma mente aberta e esteja disposto a alterar as suas crenças perante uma nova evidência.
2. Tente compreender a verdade em vez de acreditar no que gostava que fosse verdade.
3. O método científico é a melhor maneira de compreender o mundo natural.
4. Cada pessoa tem o direito de controlar o seu próprio corpo.
5. “Deus” não significa necessariamente ser uma boa pessoa ou viver uma vida repleta de sentido.
6. Tenha consciência das consequências de todas as suas ações e que deve assumir as responsabilidades.
7. Trate os outros como quer que o tratem a si. Pense da perspetiva dos outros.
8. Temos a responsabilidade de pensar nos outros, incluindo nas gerações futuras.
9. Não existe uma maneira certa de viver.
10. Torne um mundo num lugar melhor.