Os Estados Unidos afirmaram esta quarta-feira “opor-se firmemente” ao pedido de adesão ao Tribunal Penal Internacional, apresentado pela Autoridade Palestiniana, por considerarem que pode adiar ainda mais as conversações de paz com Israel.

“Seria contraproducente e nada faria pela aspiração do povo palestiniano a um Estado soberano e independente”, afirmou o Departamento de Estado num comunicado.

O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, assinou esta quarta-feira o pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional (TPI), um dia depois de ter sido rejeitada na ONU, com o voto contra dos Estados Unidos, entre outros, uma resolução para obrigar Israel a retirar dos territórios palestinianos.

Além deste pedido, que visa abrir caminho a processos contra responsáveis israelitas na justiça internacional, Abbas assinou hoje outras 20 convenções internacionais, numa reunião transmitida em direto pela televisão oficial.

Para os Estados Unidos, uma adesão ao TPI “prejudicaria muito o ambiente em relação às pessoas com quem, afinal, têm de negociar a paz”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR