Como aplicar eyeliner, pôr batom vermelho ou fazer uma maquilhagem natural. O mais difícil no YouTube é não encontrar tutoriais de maquilhagem. Mas estes vídeos não são uma invenção da era internet. Filmes dos anos 1920 aos anos 1960 que ensinam as adolescentes norte-americanas a aplicar blush, batom ou rímel estão a ser restaurados pelo site Glamour Daze – um arquivo de moda e técnicas de beleza do século XX. A regra número um da mulher era estar sempre impecável: “olhem-se bem ao espelho e estão prontas para enfrentar o mundo lá fora.”

Os vídeos que passavam nas televisões norte-americanas ou nos cinemas, antes de a sessão começar, estão agora no YouTube, lado a lado com os outros mais atuais, feitos por bloggers que mostram como fazem o seu look olhos esfumados ou como usam batom néon no dia-a-dia. Estes vídeos vintage são autênticas aulas de como ser a mulher perfeita, especialmente nos anos 1940 e 50, quando estrelas de Hollywood como Marylin Monroe, Grace Kelly ou Vivien Leigh mantinham a fasquia elevada.

“A ideia da maquilhagem nos anos 1940 era tornar as jovens mulheres em senhoras e por isso estes filmes ensinam as regras vitais desse padrão de beleza”, diz  McGlinchey, que começou a juntar documentos relacionados com a beleza feminina em 2008 num canal de YouTube e depois num blogue. Agora, para além do arquivo online, gere também um pequeno negócio: através do seu site é possível encomendar reproduções fac similadas de guias de maquilhagem dos anos 1920, 30, 40 e 50.

Entre os tutoriais destas décadas passadas e os da atualidade, Stevie, que tem uma pequena história da moda e da maquilhagem organizada no Glamour Daze, encontra uma diferença fundamental: “hoje, a maquilhagem tem a ver com auto-confiança ou simplesmente com diversão. Entre os anos 1940 e 50, os tutoriais são muito restritivos no que se pode ou não fazer e muito pouco condescendentes. Às vezes é hilariante a seriedade com que a maquilhagem é tratada”, diz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num desses vídeos, Miss Ratherly Stern – o nome que Stevie deu a esta professora austera que está sempre a aparecer nas gravações dos anos 40 – fala de maquilhagem com a gravidade de quem dá catequese a um auditório cheio de jovens adolescentes. “O batom é o vosso ponto de exclamação”, explica, mas sem o entusiasmo das raparigas que hoje testam na mão seis ou sete tons de rosa à frente da câmara do computador.

“Muitos destes tutoriais antigos dão, na verdade, muitos truques úteis e não mudaram muito”, explica Stevie, dando o exemplo da forma como as sombras podem fazer os olhos parecer maiores ou mais pequenos, como mostra um dos tutoriais dos anos 60.

Num outro explica-se que não há razão nenhuma para uma mulher não andar sempre com as unhas impecáveis, enquanto uma modelo de sorriso na cara pinta as unhas, num tocador cheio de frasquinhos – os mesmos que, a par dos soutiens e dos ferros para o cabelo, foram queimados no final dos anos 60 em manifestações feministas. “O sexismo era ‘normal’”, diz Stevie para explicar a maneira como a mulher era educada por estes pequenos filmes. “O seu ponto mais alto foi o pós-guerra dos anos 50, quando as mulheres, que geriram tão bem o país na ausência dos homens, foram empurradas de volta para as cozinhas e para os vestidos”.

Nos vídeos do canal de youtube Glamour Daze pode aprender-se ainda como ter uma dieta equilibrada, que andar ao ar livre faz bem e que a higiene diária é a base da beleza – “não se esqueçam do desodorizante!” – tudo palavras de Miss Ratherly Stern: “A maquilhagem é só a cobertura do bolo, e se o bolo não for bom…”